Confira 24 motos que podem surgir no Brasil em 2024
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Confira 24 motos que podem surgir no Brasil em 2024

11 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/01/2024
  • Por: Willian Teixeira

Após uma rápida e necessária pausa, nós da MOTOCICLISMO Brasil estamos de volta para começar a acelerar no ano de 2024. E nada melhor do que rodar os primeiros quilômetros deste novo ano falando sobre aquilo que gostamos: motos.

Por isso, nós fizemos uma lista com 24 motos que apostamos que devem aparecer por aqui nos próximos 365 dias. Algumas delas já estão confirmadas pelas marcas, enquanto outras tem fortes indícios de que é mera questão de tempo para que desembarquem no país. Nesta lista também relacionamos alguns modelos que, se não chegarem ao longo deste ano, certamente vão debutar no Brasil em 2025. Sem mais delongas, veja a seguir quais motos são – e não se esqueça de nos contar na aba de comentários qual dos possíveis lançamentos é o mais desejado!

BMW R 1300 GS

A big trail da marca alemã foi reformulada em 2023 e teve sua versão definitiva apresentada no 2º semestre, trazendo motor mais forte e o novo farol dianteiro em formato de X, que agradou alguns e desagradou outros. E conforme apuramos, entra em produção no Brasil no 1º trimestre, de modo que seu lançamento ocorra ainda este ano, substituindo a R 1250 GS, uma das maxitrails mais vendidas do Brasil.

moto

BMW F 900 GS

A aventureira, que evoluiu de 850 para 900, ficou mais fina e teve visual repaginado, além de novas tecnologias adotadas, mirando sua principal concorrente, a Triumph Tiger 900. Para movê-la o motor segue com dois cilindros, porém agora com 895 cm³ de capacidade e entregando 105 cv a 8.500 rpm e 9,4 kgf.m a 6.750 rpm de torque.

Royal Enfield Super Meteor 650

A custom estava prevista para 2023, porém seu lançamento atrasou. Diante disso, é praticamente certo que o modelo seja o primeiro lançamento da Royal Enfield para o Brasil em 2024. O modelo, que adota uma pegada mais estradeira, é movido pelo motor de dois cilindros e 648 cm³ que equipa Continental GT e Interceptor, entregando 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque a 5.650 rpm.

Royal Enfield Himalayan 450

A nova geração da aventureira foi lançada recentemente na Índia – onde já conquistou o Oscar das Motos, e nós já tivemos a oportunidade de acelerá-la. O modelo tem motor de um cilindro com 452 cm³ de capacidade e refrigeração líquida, batizado de Sherpa, que atua com um novo câmbio de seis velocidades. Por aqui, ela deve surgir após a chegada da Super Meteor 650, ou seja, apostamos que o seu lançamento acontecerá mais para o final de 2024.

Royal Enfield Interceptor e Continental GT 650

Presentes no Brasil desde 2020, as Twins da Royal Enfield receberão as atualizações que foram disponibilizadas ano passado pela marca para os dois modelos, ou seja, vão contar com iluminação em LED, entrada USB, assentos revisados e rodas em liga leve, recursos adotados nas versões Blackout dos dois modelos no exterior no início de 2023, ficando com um visual mais sofisticado.

Royal Enfield Shotgun 650

A bobber da Royal Enfield também usa o conjunto mecânico das Twins e da Super Meteor 650, sendo que com a última ela compartilha muitos componentes. Como ela foi revelada no exterior no final de 2023, é possível que o modelo dê as caras no Brasil mais para o final de 2024.

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Honda ADV 160

O scooter aventureiro de entrada da Honda deve seguir os passos do PCX, ou seja, receberá o novo motor de 156 cm³, como já acontece em vários mercados asiáticos. Além do propulsor que entrega 15,8 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque, o modelo também deve ganhar novos equipamentos.

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Honda Hornet 500

Substituta da CB500F, a naked – que passou a ostentar a nomenclatura que fez muito sucesso com a CB600F Hornet – recebeu novas linhas, mais agressivas, e preservou o confiável motor de dois cilindros e 471 cm³, 48 cv de potência máxima a 8.600 rpm e 4,3 kgf.m de torque a 6.500 giros já usado em sua antecessora.

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Honda NX 500

A crossover da gama 500 da Honda também deve seguir os mesmos passos da naked, ou seja, estreará um visual com linhas mais modernas e estrutura com 3 kg a menos do que a sua antecessora, preservando somente o motor e as suspensões. Em termos de equipamentos ela também evoluiu, com a adoção do controle de tração e outros itens tecnológicos.

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Honda Hornet 750

Ela surgiu como conceito no EICMA 2021 e, no ano seguinte, foi revelada no INTERMOT, trazendo de volta ao mercado o lendário nome Hornet. Porém, sai de cena o motor quatro em linha para dar lugar a um inédito bicilíndrico de 755 cm³ com 7,6 kgf.m de torque em 7.250 giros. E um dos pontos altos da moto está na relação peso-potência, combinada com seu novo equilibrado chassi: são 92 cv de potência e 190 kg em ordem de marcha, valores que lhe conferem 2,06 kg/cv.

Honda lança nova CB750 Hornet no Intermot

Honda Transalp 750

A aventureira – que também trouxe de volta ao mercado um nome icônico da história da Honda – foi revelada lá fora no EICMA 2022, cerca de dois meses após o surgimento da nova Hornet 750, modelo com o qual ela compartilha a plataforma. Vale salientar que tanto ela quanto a Hornet 750 já estão patenteadas por aqui, o que viabilizaria um lançamento das duas motos ainda em 2024.

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Honda Forza 350

Lançado no mercado brasileiro em 2022, o scooter já passou por uma profunda reestilização na Tailândia, mercado no qual é produzido e importado para o Brasil, com mudanças no visual e nas tecnologias embarcadas. Nesse sentido, é esperado que essas modificações também estreiem por aqui ao longo de 2024.

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Ducati Diavel V4

Lançada no final de 2022 durante o EICMA – onde levou o prêmio de moto mais bela do evento, a musculosa máquina italiana também recebeu o motor V4 Granturismo, derivado do Desmosedici Stradale usado por Panigale V4 e Streetfighter V4. A configuração do propulsor se assemelha da usada na Multistrada V4, ou seja, tem 1.158 cm³ de capacidade e rende 168 cv de potência com 12, 8 kgf.m de torque a 7.500 rpm, números superiores ao V2 usado na geração anterior da moto.

Ducati Scrambler

Atualizada no exterior em 2023, a linha Scrambler deve ser uma das apostas da Ducati para o Brasil em 2023. O modelo preservou seu visual clássico, mas recebeu sutis modificações no chassi e novos itens tecnológicos. Lá fora o modelo tem três versões – Icon, Nightshift e Full Throttle, sendo que no momento apenas a primeira está disponível no mercado brasileiro.

Triumph Speed 400

Um dos frutos da parceria com a Bajaj, a Speed 400 é a aposta da Triumph para atrair novos motociclistas, oferecendo a eles a elegância e o acabamento refinado de suas clássicas modernas, com um custo mais acessível. A isso, alia-se um inédito motor de um cilindro e 398,15 cm³ de capacidade com 39,5 cv e 3,8 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. Seu cabeçote tem 4 válvulas com comando DOHC e a refrigeração do motor é a líquido.

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Triumph Scrambler 400 X

O modelo segue a mesma essência da irmã Speed 400, porém com algumas mudanças no chassi e nas suspensões para que ela possa performar com muita eficiência tanto na terra quanto no asfalto. Sua ergonomia também foi pensada para a dupla utilização, inclusive com a pilotagem de pé sobre as pedaleiras.

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Bajaj Chetak

Mostrado em Interlagos para medir a aceitação do público, o scooter elétrico da Bajaj com visual clássico que lembra a simpática Vespa pode ser o próximo modelo da marca indiana a surgir por aqui, ainda mais com a inauguração da fábrica própria da marca, o que deve acontecer no 2º semestre do ano que vem.

Kawasaki Eliminator

A custom da Kawawasaki está confirmada para o Brasil desde que foi apresentada no Festival Interlagos, no meio do ano passado, com estreia prometida para o final do 1º semestre. A moto é empurrada pelo propulsor 400 usado na Ninja e na Versys 400, porém devidamente revisado para entregar 451 cm³ e 52 cv de potência na Eliminator. Seu chassi é mais leve e longo, complementado por um assento baixo e que proporciona uma posição de pilotagem ereta, de modo que o condutor encoste os pés no chão com facilidade.

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Fantic Caballero 500

Representada no Brasil pela 2W Motors, a marca italiana terá como primeiro modelo ofertado no Brasil a scrambler de motor monocilíndrico e visual clássico. Disponível em cinco versões, todas possuem rodas raiadas, garfo dianteiro invertido, escape duplo, e são empurradas por um motor monocilíndrico de 449 cm³ com refrigeração líquida, capaz de entregar 40,5 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 4,3 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão de seis velocidades também é comum a todas as variantes da moto.

Suzuki V-Strom 800

Ela estava prometida para chegar ao Brasil em 2023, porém a J. Toledo acabou adiando a sua chegada para 2024, prometendo as versões DE e SE. A primeira tem proposta mais off-road, com roda raiada de 21 na dianteira, enquanto a segunda vem com rodas de liga leve, com aro 19 na frente, e vocação para uso nas estradas.

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Suzuki GSX-8S

A naked que compartilha o conjunto mecânico com a V-Strom 800 estava confirmada para o Brasil em 2023, porém acabou não dando as caras por aqui. Ambas são movidas pelo motor de dois cilindros em linha DOHC de 4 válvulas com 776 cm³ de capacidade cúbica e refrigeração líquida. Quem sabe em 2024 a naked média não debuta no país. É esperar para ver.

Zontes E350

Mostrado no Festival Interlagos, o modelo marca a entrada da fabricante chinesa representada no Brasil pela JTZ Motos no segmento scooter. O E350 é movido por um motor monocilíndrico de 349 cm³ com refrigeração líquida, capaz de entregar 37cv de potência a 7.500 rpm e de 3.8 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Rico em tecnologia embarcada, o scooter da Zontes possui diferentes modos de pilotagem, para-brisa elétrico ajustável em dois níveis, espaço para dois capacetes sob o banco e outros quitutes bem exclusivos.

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Kymco Downtown 350

A marca taiwanesa também é representada no Brasil pela JTZ Motos, e representa a evolução do Downtown 300, que saiu de cena durante 2023. Focado no segmento premium, o scooter da Kymco conta com espaço para até dois capacetes debaixo do banco, e é empurrado por um motor monocilíndrico de 4 tempos com 321 cm³ que entrega 29cv de potência a 7.500 rpm e 3,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm.

SWM Gran Milano 500

Mostrada no EICMA 2023, a naked com visual retrô está programada para chegar ao Brasil a partir de 2025 via Shineray, que é dona da marca italiana há alguns anos. Porém, quem sabe o grupo chinês não nos surpreende e antecipa o seu lançamento para 2024. É esperar para ver!

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