Além das surpreendentes Speed 400 e Scrambler 400 X, a plataforma 400 da Triumph ainda deve render novos e interessantes frutos, e um deles deve ser a Thruxton 400.
A notícia de que a plataforma de 400 cm³ desenvolvida pela Bajaj em conjunto com a marca inglesa será usada em mais motocicletas foi dada pelo CEO da Bajaj Auto, Rajiv Bajaj, segundo o site gaadiwaadi.com.
Rentabilizando a plataforma
É natural que a plataforma de 400 cm³ que já tem suas duas representantes sendo vendidas mundo afora, a Speed 400 e a Scrambler 400 X, tenha também outros modelos que aproveitem boa parte de seus componentes. Por isso a Thruxton 400, que deve aproveitar quase tudo da Speed, deve ser a próxima. Outro motivo é que o estilo café Racer também está em alta.
A moto já foi vista rodando pela Índia no final do ano passado, como já foi mostrado pela mídia indiana e também repercutido em MOTOCICLISMO Online. Nas fotos é possível ver a moto com semiguidões e a meia carenagem que envolve o farol redondo de LED, características do estilo café Racer.
LEIA MAIS:
Dafra encerra parceria com TVS Motor e foca em produtos SYM
Produção de motos em fevereiro atinge melhores resultados em 10 anos
Triumph lança consórcio com grupos para Speed 400 e Scrambler 400 X
A plataforma
A moto da Triumph deve utilizar o mesmo chassi da Speed 400, assim como as suspensões, com bengalas invertidas de 43 mm de diâmetro e o monoamortecedor traseiro com ajuste na pré-carga da mola. O mesmo deve acontecer com o sistema de freios com disco e ABS nas duas rodas.
Logicamente o motor será o mesmo de 399 cm³ que tem excelente capacidade, como pudemos comprovar no teste de lançamento da Speed 400 e Scrambler 400X em Valência, na Espanha, em janeiro passado.
O motor rende 40 cv a 8.000 rpm e 3,8 kgf.m a 6.500 rpm de potência e torque máximos respectivamente, o qual pode levar as motos a até 170 km/h de velocidade final. Lembrando que entre as tecnologias contidas nesses modelos temos, acelerador Ride by Wire, embreagem deslizante e assistida, ABS nas duas rodas e iluminação total LED.
Pela lógica, o preço da nova pequena Thruxton 400 deve ficar bem próximo da Scrambler 400 X, já que é uma moto que vai oferecer alguns equipamentos diferenciados, assim como a pequena aventureira. No segmento a nova Thruxton não terá concorrentes diretas.
Sua aparição oficial deve ser no EICMA, o Salão de Milão de 2024, antes de ser oficialmente lançada para os jornalistas do mundo inteiro. Estamos aguardando ansiosos por mais esta máquina!