A Honda decidiu retirar de circulação no mercado brasileiro a CBR 500R, versão com apelo mais esportivo da família 500 da marca, formada também pela crossover CB 500X e a naked CB 500F. O trio foi lançado de uma só vez ainda em 2013.
De acordo com a marca, a decisão é puramente estratégica. O motivo da aposentadoria da 500R é que “ao longo dos últimos anos, observou-se uma tendência com o direcionamento do interesse em modelos esportivos se concentrando na linha de alta cilindrada com grande performance e tecnologia. Neste sentido, a estratégia da Honda será direcionada neste segmento aos modelos CBR 650F e CBR 1000RR Fireblade”.
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Vale lembrar que em agosto do ano passado, quando a marca apresentou a linha 2019 da linha CB, a versão esportiva foi a única entre as três da família a não contar com a opção de cor laranja, principal novidade à época. A única cor disponível para o modelo era a vermelha.
Vendida até então por R$ 24.900, a bicilíndrica teve um desempenho discreto nas vendas em 2018. Foram vendidas durante todo o ano 654 unidades, desempenho inferior, inclusive, da CBR 650, que emplacou 841 no ano passado. Em comparação com os outros dois modelos da família, a esportiva também ficou com o desempemho bem atrás. A naked emplacou 2720 motocicletas, e a crossover, a mais bem-sucedida das três, vendeu 3284, ou seja, quase o triplo da esportiva.
As três motocicletas compartilham o mesmo propulsor bicilíndrico paralelo de 471 cm³ (DOHC) de arrefecimento líquido, que gera 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e 4,45 kgm.f de torque a 7.000 rpm. Feitas sobre a mesma plataforma, as motos dividem também o chassi tipo diamante, construído com tubos de aço de 35 mm de diâmetro e utiliza o motor como elemento estrutural.