![Aprilia RSV4 XTrenta](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Aprilia-RSV4-XTrenta.jpg)
Uma verdadeira máquina de corrida acaba de chegar aos simples mortais. Nesse sentido, da Aprilia Racing Engineering e da tecnologia usada na MotoGP nasceu a exclusiva RSV4. Em em outras palavras, a Aprilia RSV4 XTrenta é a primeira motocicleta do mundo equipada com asas na traseira e foi criada com a finalidade de celebrar o primeiro título mundial da marca em um campeonato, fato que ocorreu há 30 anos. A saber, serão produzidas somente 100 unidades, toda numeradas.
Conforme citamos anteriormente, a RSV4 XTrenta foi feita explorando da MotoGP, ou seja, ela terá componentes, eletrônica, atenção aos detalhes e, acima de tudo, a aerodinâmica, um elemento que se tornou fundamental nos últimos anos nas provas.
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Dessa forma, todas as partes de carbono são da autoria da PAN Compositi utilizando os mesmos processos da categoria rainha das pistas, e incorpora tanto as asas dianteiras, que são capazes de garantir mais carga e, assim como as novas asas traseiras na rabeta.
Mas isso não é tudo: a RSV4 XTrenta é a primeira moto do mundo a montar uma aleta inferior que equipou as RS-GP de 2019, um componente popularmente chamado de ‘colher’ na MotoGP. Os resultados da nova configuração são: a aerodinâmica aumenta 25%, ao mesmo tempo que reduz o bloqueio em 4%.
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Aprilia RSV4 XTrenta terá motor V4 com 230 cv
O motor da nova Aprilia RSV4 XTrenta atinge um pico de 230 cv graças a um aumento na relação de compressão, que funciona em conjunto com um sistema específico de titânio e escape de carbono. Assim sendo, um filtro de ar que utiliza materiais de especificação da MotoGP e da Fórmula-1 completa o equipamento.
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Do mesmo modo, um silenciador de titânio completo estará disponível como opção. As luzes tem longo alcance, já que seu uso foi pensado para as pistas, e os radiadores de água e óleo são derivados da Superbike.
Antes de mais nada, vale citar que o desempenho do V4 italiano é gerido por uma unidade de controle Magneti Marelli, enquanto a transmissão é de titânio da marca PBR. A eletrônica da RSV4 XTrenta é controlada por um painel de corridas JetPrime, e seus acessórios incluem pés, alavancas do guidão e uma tampa do tanque de combustível CNC by Spider.
Quadro, pneus e outros detalhes
O quadro da RSV4 é vem com suspensão Ohlins. Em relação ao sistema de frenagem, os produtos são da Brembo, com pinças monobloco GP4-MS e discos de 330mm de drive T na frente. As rodas são forjadas de magnésio Marchesini M7R GENESI e são calçadas por pneus slick Pirelli Diablo SBK nos tamanhos 120/70 e 200/65. A redução do peso das rodas é de cerca de 2 kg em comparação com o modelo atual.
Cada uma das 100 unidades da Aprilia RSV4 XTrenta será oferecida pelo preço sugerido de 50.000 euros, aproximadamente R$ 260.000 em conversão direta.
E você, o que achou desta máquina? Teria vontade de pilotar uma moto feita exclusivamente para as pistas nas ruas da sua região? Deixe seu comentário aqui pra gente!