Aprilia RSV4 XTrenta
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Aprilia RSV4 XTrenta: das pistas para as ruas

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/09/2022
  • Por: Redação

Uma verdadeira máquina de corrida acaba de chegar aos simples mortais. Nesse sentido, da Aprilia Racing Engineering e da tecnologia usada na MotoGP nasceu a exclusiva RSV4. Em em outras palavras, a Aprilia RSV4 XTrenta é a primeira motocicleta do mundo equipada com asas na traseira e foi criada com a finalidade de celebrar o primeiro título mundial da marca em um campeonato, fato que ocorreu há 30 anos. A saber, serão produzidas somente 100 unidades, toda numeradas.

Conforme citamos anteriormente, a RSV4 XTrenta foi feita explorando da MotoGP, ou seja, ela terá componentes, eletrônica, atenção aos detalhes e, acima de tudo, a aerodinâmica, um elemento que se tornou fundamental nos últimos anos nas provas.

Dessa forma, todas as partes de carbono são da autoria da PAN Compositi utilizando os mesmos processos da categoria rainha das pistas, e incorpora tanto as asas dianteiras, que são capazes de garantir mais carga e, assim como as novas asas traseiras na rabeta.

Mas isso não é tudo: a RSV4 XTrenta é a primeira moto do mundo a montar uma aleta inferior que equipou as RS-GP de 2019, um componente popularmente chamado de ‘colher’ na MotoGP. Os resultados da nova configuração são: a aerodinâmica aumenta 25%, ao mesmo tempo que reduz o bloqueio em 4%.

Aprilia RSV4 XTrenta terá motor V4 com 230 cv

O motor da nova Aprilia RSV4 XTrenta atinge um pico de 230 cv graças a um aumento na relação de compressão, que funciona em conjunto com um sistema específico de titânio e escape de carbono. Assim sendo, um filtro de ar que utiliza materiais de especificação da MotoGP e da Fórmula-1 completa o equipamento.

Do mesmo modo, um silenciador de titânio completo estará disponível como opção. As luzes tem longo alcance, já que seu uso foi pensado para as pistas, e os radiadores de água e óleo são derivados da Superbike.

Antes de mais nada, vale citar que o desempenho do V4 italiano é gerido por uma unidade de controle Magneti Marelli, enquanto a transmissão é de titânio da marca PBR. A eletrônica da RSV4 XTrenta é controlada por um painel de corridas JetPrime, e seus acessórios incluem pés, alavancas do guidão e uma tampa do tanque de combustível CNC by Spider.

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Quadro, pneus e outros detalhes

O quadro da RSV4 é vem com suspensão Ohlins. Em relação ao sistema de frenagem, os produtos são da Brembo, com pinças monobloco GP4-MS e discos de 330mm de drive T na frente. As rodas são forjadas de magnésio Marchesini M7R GENESI e são calçadas por pneus slick Pirelli Diablo SBK nos tamanhos 120/70 e 200/65. A redução do peso das rodas é de cerca de 2 kg em comparação com o modelo atual.

Cada uma das 100 unidades da Aprilia RSV4 XTrenta será oferecida pelo preço sugerido de 50.000 euros, aproximadamente R$ 260.000 em conversão direta.

E você, o que achou desta máquina? Teria vontade de pilotar uma moto feita exclusivamente para as pistas nas ruas da sua região? Deixe seu comentário aqui pra gente!

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