A Aprilia revelou na Europa as novas RS 125 e Tuono 125. Voltadas ao público jovem e recém-habilitado, as duas motocicletas são inspiradas nas esportivas de média cilindrada da marca de Noale, RS 660 e Tuono 660.
Na dianteira podemos ver o icônico farol triplo em destaque, sendo que as duas possuem iluminação total LED com mostradores integrados. As dimensões frontais da Tuono 125 foram revisadas para deixá-la mais compacta. Ambas possuem instrumentação totalmente digital e rica em informações, como medidor de combustível, consumo instantâneo, entre outras. O painel pode ter a iluminação configurada pelo piloto em duas cores e possui integração com a plataforma multimídia MIA da Aprilia, permitindo a conexão com smartphones via Bluetooth.
Tanto Aprilia RS 125 quanto Tuono 125 compartilham o mesmo motor monocilíndrico de quatro válvulas e refrigeração a líquido, agora adequado as normas Euro5. A usina de 124,2 cm³ entrega potência máxima de 14,9 cv a 11.000 rpm e 1,14 kgf.m de torque em 8.00 giros, e recebeu modificações no cabeçote, na câmara de combustão, além de novos dutos de admissão, escape renovado e comando de válvulas revisado.
Veja também:
BMW S 1000 RR recebe novo pacote M Carbon
Yamaha lança a clássica XSR 125 na Europa
Aprilia renova com Dorna e terá equipe própria na MotoGP
As modificações lhe renderam uma curva de torque mais robusta e elevou a potência máxima em baixas rotações, conferindo aos modelos um menor consumo de combustível. Parte desse ganho também se deve a nova central eletrônica Marelli MIUG4.
A relação da transmissão final também foi aumentada, permitindo uma melhor exploração da potência do motor. Para isso foi implementada uma corrente com aneis de vedação, além de uma roda dentada com 58 dentes. Isso confere as pequenas esportivas da Aprilia melhores respostas do acelerador, proporcionando uma pilotagem mais esportiva e facilitando os deslocamentos urbanos. Elas ainda contam com quickshifter, este disponível como opcional.
RS 125 e Tuono 125 possuem freios ABS de dois canais desenvolvido em cooperação com a Bosch, além de pinças radiais e discos de 30 mm. Suas rodas calçam pneus Michelin com perfil largo na traseira.
O quadro utiliza estrutura de longarinas de alumínio fundido e reforçado, além de suspensões com garfo dianteiro invertido e sistema monoshock na traseira. O tanque de combustível tem capacidade para 14,5 litros, e abaixo do assento há espaço para guardar pequenos volumes além de uma tomada USB que é oferecida como opcional.
O semi-guidão da RS 125 está em uma posição mais elevada, oferecendo maior conforto na pilotagem sem comprometer a esportividade. O modelo está disponível nas cores Aprilia Black, que combina preto e vermelho; Sintesi Blue, grafismo que mescla tons mais brilhantes; e GP Replica, com grafismos que remetem aos usados pela Aprilia na MotoGP e que dispõe de carenagem traseira para cobrir o assento do passageiro.
Já a Aprilia Tuono 125 é oferecida nos tons Aprilia Black, Lightning White (que mescla as cores branco fosco e cinza) e Arrow Grey (combinação que mistura cinza brilhante e preto). Ela começa em 4.990 euros, enquanto a RS 125 tem preço inicial sugerido em 5.390 euros, cerca de R$ 31.800 e R$ 34.300, respectivamente.