A Royal Enfield Himalayan já está no Brasil. De acordo com números da Fenabrave, a federação brasileira que contabiliza os emplacamentos de veículos no País, cinco unidades da trail aventureira já foram licenciadas por aqui, o que confirma nossas suspeitas de que a moto terá suas vendas iniciadas agora no segundo semestre de 2018.
O modelo que está chegando traz suspensão de longo curso e reforça o lado off-road da Royal. Já o propulsor é um monocilíndrico de 411 cm³, capaz de gerar até 25 cv a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo de 3,26 kgf.m está disponível nos 4.250 giros. O câmbio é de seis marchas e a roda dianteira tem aro 21’’.
Essa expansão do line-up é consequência dos bons números da fabricante. No mês passado, a marca anglo-indiana emplacou 77 unidades no Brasil, seu melhor número no País, onde operam por meio de subsidiária há cerca de um ano. Abril também foi o mês no qual a Royal Enfield registrou recorde global de vendas, chegando a 76 187 unidades no mundo todo, um montante 27% maior do que as 60 142 motocicletas registradas no mesmo período de 2017.
Atualmente, a Royal Enfield conta com apenas uma concessionária no Brasil, localizada em São Paulo (SP), mas já demonstrou interesse em abrir outras. “Temos novas nomeações já confirmadas, mas trabalharemos isso de forma mais estratégica”, comentou o diretor Geral Claudio Giusti, em entrevista à MOTOCICLISMO, durante o Salão Duas Rodas, sem especificar onde e quando as novas revendas serão abertas. Contudo, já descobrimos que a marca deve receber o apoio de outras duas lojas da própria Royal Enfield SP, também na capital paulista, já na segunda metade do ano, que devem ajudar a popularizar não só a vindoura Himalayan, como os modelos que a Royal já comercializa no País, como as clássicas Bullet 500 e Classic 500 , além da café racer Continental GT.