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Royal Enfield: Uma história contada em cores

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  • Publicado: 21/02/2018
  • Atualizado: 23/02/2018 às 13:24
  • Por: Redação

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Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, históriaA 24 quilômetros ao sul de Birmingham, conhecido polo automotivo do Reino Unido, fica a cidade de Redditch. O local foi usado como modelo na década de 1960 para cidades planejadas na Inglaterra e também é a terra natal de John Bonham, o famoso baterista do Led Zepellin. Mas, antes de tudo isso, Redditch já tinha destaque no mapa por outras razões. No século XIX, a cidade era conhecida como a capital da agulha e do anzol e, acredita-se, aliás, que em algum ponto da história, 90% de todas as agulhas do mundo todo foram produzidas na cidade e em seus arredores.

E foi justamente de uma dessas fábricas de agulhas que se originou a Royal Enfield, a marca que produziu sua primeira moto em 1901, usando um motor de 239 cm³ e não parou mais. Em 1931, a marca introduziu a Bullet 350, seu modelo mais longevo e que está em produção até hoje. No ano de 1955, a marca inglesa fez uma parceria com a Madras Motors, localizada na região de Chennai, na Índia. Logo, a subsidiária que deveria apenas montar e vender o modelo Bullet 350 no mercado local se tornou o polo de produção de todos os componentes da motocicleta, em 1962.

Com os percalços que a indústria de motos europeia passou nos anos seguintes, por conta da invasão das japonesas no mercado, não demorou muito para que a planta de Chennai fosse o único lugar do mundo onde eram produzidos os modelos da Royal Enfield.

As cores Redditch

E agora, o motociclista brasileiro pode reviver a história da marca em uma série de cores especiais, que prestam homenagem às décadas de 1950 e 1960. Lançados no último Salão Duas Rodas, os três tons para a Classic 500 são um capítulo interessante na história da Royal e cada uma delas, por si só, tem uma história para contar. Veja só:

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Verde Surf:
A roupagem verde surf surgiu de um erro nos pedidos da antiga G 350, no final de 1953. Na última hora, os funcionários da fábrica perceberam que a quantidade disponível de tinta não daria para suprir a demanda, então eles precisaram encontrar outra cor e enviar para a linha de produção antes que alguém descobrisse. Por sorte, ainda havia sobrado tinta verde dos modelos que foram enviados para o exército indiano um ano antes e para manter o disfarce, a cor foi batizada de verde surf, em alusão a outro tom, mais claro que a Royal já usava. Como acabou formando um belo conjunto com os itens cromados e em alumínio a moto fez sucesso, mas não se sabe se alguém chegou a ser demitido.

Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, história, vermelho, chinês, vermelho chinêsVermelho Chinês: Por ironia, a cor que leva o nome do país comunista era o favorito dos norte-americanos por sua alusão à esportividade, algo que vemos em diversos modelos de carros e motos no decorrer da história. Na Royal Enfield, não poderia ser diferente e o tom vermelho – e suas variações – acabou incorporado em outros modelos ao longo dos anos, voltando agora na Classic 500.

Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, história, azul, wedgewood, azul wedgewoodAzul Wedgewood: Wedgewood é o nome de uma tradicional companhia inglesa dedicada à fabricação de cerâmicas. Fundada em 1759, a fábrica ficou conhecida por pratos pintados em um tom opaco de azul e decorados com desenhos na cor branca. A fábrica se tornou tão importante que até uma estação de trem próxima a ela, nos arredores de Londres, foi aberta para facilitar o transporte dos seus empregados. Daí veio a homenagem prestada pela Royal nesta cor da Classic 500.

Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, história, classic chrome, chromeE não é apenas nas três cores especiais que estão a história da Royal Enfield. A cor Classic Chrome, por exemplo, também é alusiva à década de 1950 e traz a pintura cromada, que é a essência do estilo biritânico: simples e harmonioso. E para quem acha que o estilo está fora de moda, a roupagem é utilizada até hoje em modelos retrô, como a Classic 500 e superesportivas modernas, como a Norton V4RR. Na Royal, o tom cromado ainda pode ser mesclado com outras três cores: verde, preto e grafite.

Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, história, battle, militar, green, battle greenJá a cor Battle Green, tem origens nos campos de Batalha da Segunda Guerra Mundial e foi inspirada pela Flying Flea, modelo criado para as forças armadas britânicas. O modelo, com motor monocilíndrico de 125 cm³, chamava a atenção por estar envolto em uma “gaiola” de aço tubular que facilitava seu lançamento por meio de um pára-quedas no campo de batalha, onde ajudava na mobilidade dos soldados em terra.

Royal Enfield, Classic, retrô, Inglaterra, Salão Duas Rodas, Redditch, cores, motos, história, azul, blue, squadron, squadron blue, força aéreaEnquanto a roupagem em verde homenageia as tropas de solo, a Squadron Blue é um tributo aos guerreiros do céu. Inspirada pela Força Aérea Indiana , a opção de cor também é alusiva ao passado militar da Royal Enfield. “Nós queríamos uma opção  de cor que passasse o legado das forças armadas aos clientes e, para isso utilizamos a Força Aérea Indiana como inspiração”, comentou o presidente da marca, Rudratej Singh, em 2016, quando a cor foi apresentada.

Todas as versões da Classic 500 são equipadas com motor monocilíndrico de 499 cm³ arrefecido a ar e capaz de gerar até 27,2 cv de potência a 5 250 rpm, enquanto o pico do torque é de 4,2 kgf.m disponíveis nos 4 000 giros. Para conhecer toda a gama de modelos Royal Enfield, bem como preços, outras cores e condições de compra, clique no banner abaixo:

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