Finalmente aceleramos em primeira mão as Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X, as duas motos de média cilindrada que marcam a estreia da fabricante inglesa no segmento de média cilindrada e que certamente vão esquentar a chapa nesse segmento, que em breve contará com a recém-chegada Honda XRE 300 Sahara e a nova Himalayan 450, da Royal Enfield, que chega em breve.
A Triumph nos levou até Valência, na Espanha, para fazer o primeiro test ride com estas duas belezinhas. Confesso que estava ansioso para acelerá-las, assim como imagino que você também esteja no mínimo curioso para saber como são.
As Triumph Speed 400 e a Scrambler 400 X causaram furor nas redes sociais mundo afora desde que foram mostradas pela primeira vez ainda como mockup. Ano passado o interesse aumentou quando a Triumph fez o lançamento oficial, em junho, ao qual nós comparecemos, na Inglaterra. Naquele então, nem o som do motor pudemos escutar, apenas senti-las apalpando-as e montando nelas.
De bate pronto
É impressionante como só de olhá-las elas prendem sua atenção, o cuidado com a pintura e com o acabamento é primoroso. Para todo e qualquer componente que você olhar você vai perceber como a Triumph caprichou em cada detalhe.
Obviamente a identidade visual com as irmãs de maior cilindrada é patente e o porte e design das duas pode confundir os menos avisados fazendo parecer que são motos maiores.
Como são as novas Triumph 400
Desta vez, fomos até Valência, na Espanha, para acelerar em primeira mão as Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X.
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Depois de reencontrar as duas e ficar apreciando-as, soube que começaria o rolé com a Speed 400, identificada com chaveiro número 34. Subi na moto e já gostei da posição de pilotagem, ela é neutra, as pedaleiras são levemente recuadas e meu corpo ficou confortavelmente ereto. Depois de três horas na pilotagem pude confirmar seu excelente nível de conforto.
Confesso que a Scrambler 400 X chamou mais a minha atenção pelo seu estilo aventureiro, com roda de aro 19 na dianteira, o banco um pouco mais estreito na camada de espuma, o guidão mais alto e largo e os detalhes dos protetores de mão, da grade do Farol e da ponteira dupla elevada. Mas depois, quando rodei por algumas horas na Scrambler, ela se mostrou um pouco mais cansativa, mesmo tendo pedaleiras mais baixas e guidão mais largo, o motivo foi principalmente a rigidez do banco.
Como é o inédito motor TR-Series
Fiquei surpreso com as boas respostas do motor monocilíndrico de 398,5 cm³, DOHC, 4 válvulas e refrigeração líquida. Além dele gerar 40 cv de potência máxima, ele tem uma curva de torque muito plana que impressiona, pois a 3.000 rpm você já sente a patada de 3 kgf.m, dos 3,6 kgf.m de torque máximo, o que se traduz em acelerações rápidas e retomadas muito vigorosas. Você pode rodar em marchas altas que o motor vai responder com vigor ao giro do acelerador caso precise da resposta.
Por outro lado, se você rodar na cidade por exemplo, a 30 km/h ou 40 km/h em segunda marcha, vai perceber que ao mínimo movimento do acelerador a moto responde com certa aspereza, o mesmo quando você desacelera na mesma condição, essa característica pede que você ande com uma marcha mais alta para evitar essas “cabeçadas”. É só subir uma marcha e continuar se divertindo porque sua pegada é realmente boa. Em alta ele também é generoso e mantém o desempenho até a faixa de corte, pouco além das 9.000 rpm.
O câmbio de seis velocidades é muito bem escalonado e seus encaixes são precisos, sua embreagem é assistida e deslizante.
Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X: econômicas
Em nosso passeio a média de consumo marcada no painel, ficou em 25 km/l, o que, considerando o ritmo de nossa tocada comprova que ela pode chegar, e talvez até passar os 30 km/l, que lhe garante ótima autonomia para os 13 litros de combustível do tanque.
No rolé
Saímos da cidade de Valência, apreciando as plantações de laranja e seguimos em direção às montanhas da região que chamam a atenção pelas plantações de oliveiras, com seus pés centenários de galhos à mostra pois estavam em época de poda.
As estradas das serras são de mão simples nos dois sentidos, recheadas de curvas e penhascos. Ninguém estava lá para brincar, os jornalistas de todo o mundo, assim como eu, queríamos testar a fundo as Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X, para trazer nossas percepções sobre as motos e os guias, cientes disso fizeram nosso rolé valer a pena para tirar estas ótimas impressões.
Na parte baixa do trajeto (ao nível do mar), onde havia retas mais longas, pudemos acelerar mais forte e bater a velocidade máxima (ou muito próximo disso), e foi no trajeto de volta, com a Scrambler 400 X, que consegui chegar a 165 km/h no painel. Outro brasileiro chegou a 170 km/h com a Triumph Speed 400.
Perfil diferente não é só nos pneus
A Triumph Speed 400 tem perfil mais esportivo, suas suspensões são mais rígidas, têm menor curso que as da Scrambler X e seus pneus Mtzeler M9 Sportec RR confirmam que ela foi construída para divertir nas curvas também.
Já os pneus da Scrambler, os Metzeler Karoo Street, também são muito competentes no asfalto, mas ela acaba sendo mais mansa no comportamento de pilotagem, afinal ela também tem que se comportar bem no off-road. O aro de 19 polegadas somado ao estilo do pneu exige um pouco mais de esforço para o direcionamento da moto, mas em nosso rolé ela deu conta de acompanhar o bom ritmo marcado pelas Speed 400 que estavam na minha frente sem dar sustos, contornando curvas de forma muito estável.
Apesar de parecer terem o mesmo chassi, eles são bem diferentes. Embora compartilhem as bengalas de 43 mm de diâmetro com curso e ajustes diferentes, segundo engenheiros da marca, a Scrambler 400 X, tem o chassi um pouco mais longo, por conta de sua roda dianteira de 19 polegadas e d maior curso das bengalas, assim o ângulo de cáster e a medida do trail são diferentes entre elas, a distância entre-eixos também é maior na Scrambler X.
A Scrambler 400 X tem suspensões de curso maior e são mais macias. Veja a diferença de seus cursos:
Susp. Dianteira | Susp. Traseira | |
Speed 400 | 140 mm | 130 mm |
Scrambler 400 X | 150 mm | 150 mm |
Mais diferenças entre Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X
O sistema de freio entre as duas também difere, e é no eixo dianteiro que estão as mudanças, a Triumph Speed 400 tem um disco de 300 mm de diâmetro, combinado com uma pinça radial de quatro pistões. Suas pastilhas são sinterizadas e lhe garantem uma pegada mais firme com tato muito preciso. Na Triumph Scrambler 400 X o disco tem 320 mm e é casado com a mesma pinça radial, porém a pastilha não é sinterizada. Na prática, a pegada do seu freio dianteiro é um pouco menos pegajosa para ajudar na pilotagem no off-road.
E mais
As duas motos têm iluminação total LED, um carregador USB e seus painéis combinam um velocímetro redondo analógico, com as demais informações em um visor LCD acoplado ao velocímetro, com design bastante contemporâneo. A Triumph vai colocar a venda mais de vinte acessórios para os clientes escolherem em suas lojas, entre eles, alforjes, top case e protetor de radiador.
A Speed 400 tem preço de R$ 29.990 e a Scrambler 400 X de R$ 33.990. Cada uma delas com três opções de cores, a primeira será oferecida em preta, vermelha e azul, já a Scrambler terá as cores verde, preta e vermelha.
A Triumph dará dois anos de garantia e intervalo de 16 mil quilômetros entre as revisões, apostando no menor custo de manutenção para seus clientes. As duas primeiras revisões custarão R$ 100, a primeira com 1.000 km (ou seis meses), e a segunda com 16.000 km (ou um ano).
Definitivamente essas duas motos já estão causando alvoroço, tanto assim, que o primeiro lote de 400 motos foi completamente vendido em 48 horas e a Triumph já anunciou que está comercializando mais um lote de mil unidades – veja mais detalhes clicando aqui.
Todos esses clientes que encomendaram suas motos destas T Series, conheciam apenas as especificações técnicas e características das motos, mostrando confiança nas motos da marca. Depois deste teste tenho certeza de que essa galera fez um bom negócio, porque estas duas motos são surpreendentemente boas para se andar, agora só nos falta andar em nosso terreno para confirmar 100% essas boas sensações.