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Honda CB 300F Twister: a novidade do ano!

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/02/2023
  • Por: Ismael Baubeta

A nova CB 300F Twister certamente é motivo de orgulho para a Honda do Brasil, pois seu design foi totalmente concebido nas pranchetas do Mono-C (nome do departamento de design da Honda Brasil).

Acima de tudo, o desenho fez tanto sucesso internamente que a sucursal indiana importou suas linhas para produzir a CB 300F Twister por lá.

É verdade que os indianos optaram por alguns componentes diferentes, como a suspensão dianteira invertida com bengalas de 37 mm de diâmetro, mas segundo o pessoal da Honda daqui, não seriam tão eficientes quanto as convencionais mais parrudas (de 41 mm) que equipam a Twister no Brasil.

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Design e ergonomia

Dessa forma, os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto aproximaram a nova CB 300F Twister da CB 500F. Isso fica patente ao observar o formato do farol, bem como o volume e as formas que as carenagens que cobrem o tanque receberam e no banco bipartido.

A saber, o design da nova Twister ficou mais atual e agressivo, mas sem ser rebuscado. Gostei da sua aparência. A posição de pilotagem também se manteve bastante neutra com corpo ereto e pernas pouco recuadas com bom nível de conforto para pilotar por bastante tempo sem cansar.

Upgrade do motor

Antes que você pergunte, como já andaram perguntando insistentemente por aí, se a nova CB 300F Twister tem o mesmo motor da XRE 300, não! Não é o motor da XRE. Desse modo, a CB 300F tem motor efetivamente derivado da sua versão anterior, a Twister 250.

A Honda aumentou o diâmetro do pistão que passou a ter 77 mm ao invés de 71 mm. Contudo, manteve o curso de 63 mm, fazendo os devidos ajustes eletrônicos no mapeamento da injeção para essa mudança. A capacidade volumétrica passou para 293,5 cm³.

A relação de engrenagens do câmbio também foi modificada e o conjunto recebeu embreagem assistida e deslizante.

O motor mantém a tecnologia bicombustível FlexOne, mas agora passa a render 24,7 cv a 7.500 rpm (no etanol), antes eram 22,6 cv na mesma faixa de rotação. O torque também foi incrementado, passando de 2,28 kgf.m a 5.500 rpm para 2,6 kgf.m (no etanol) à mesma rotação.

Na prática eu percebi respostas bem mais espertas nas acelerações e as retomadas mais espertas. A relação de marchas também me pareceu bem escalonada, mas na estrada a sexta marcha poderia ser um pouco mais longa, para aumentar o conforto.

A velocidade máxima que consegui (no painel) foi de 148 km/h, lembrando que ainda estava muito pouco rodada.

A embreagem ficou muito no acionamento do manete, e nas reduções mais bruscas mantém a moto na linha sem bloquear a roda. Isso é excelente para quem gosta da pilotagem mais esportiva.

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Chassi e suspensões da nova Honda CB 300F Twister

O chassi da nova CB 300F Twister tem o mesmo layout da versão de 250 cm³, mas recebeu algumas alterações para receber um radiador de óleo maior, o suporte para o spoiler sob o motor e os furos para as pedaleiras do garupa, que saíram do conjunto do bacalhau onde ficavam junto das pedaleiras do piloto.

O ângulo de cáster e a medida de trail não foram alteradas. A grande mudança foi a instalação de bengalas mais parrudas, seu curso foi mantido em 130 mm, mas agora os tubos têm 41 mm de diâmetro (antes tinhas 37 mm) e atrás, o amortecedor continua com dupla mola, mas o curso da suspensão aumentou de 108 para 120 mm.

Na prática o funcionamento se mostrou suave e equilibrado. No piso irregular absorve com bastante eficiência as imperfeições mantendo bom nível de conforto e no trecho que fizemos de estrada sinuosa permitiu contornar curvas com empolgação e muita estabilidade, mesmo passando por ondulações com a moto inclinada.

Os pneus Pirelli Diablo Rosso lll transmitem segurança e permitem boa dose de esportividade. As medidas do pneu traseiro mudou, agora ele é 150/60-17, na Twister 250 era de 140/70-17, o pneu dianteiro permaneceu 110/70-17. Esse detalhe permitiu mais agilidade nas inclinações e maior esportividade com mudanças de direção espertas e precisas.

Sistema de freios

Esse foi um dos componentes que não mudou, segue o disco de 276 mm e pinça de dois pistões na dianteira e disco de 220 mm e pinça de pistão único atrás. Nesse sentido, ambos assistidos por ABS.

Na versão CBS a pinça dianteira tem 3 pistões das quais uma é dedicada ao funcionamento combinado quando se aciona o pedal do freio traseiro.

O sistema de freios é eficiente e o ABS não é demasiadamente intrusivo, permitindo boas frenagens. Inicialmente senti o freio dianteiro um pouco borrachudo, mas a sensação melhorou durante o rolê. De fato, eu prefiro sentir uma pegada inicial mais forte ao acionar a manete, mas sua eficiência de modo geral agradou.

Duas versões, três cores

A Honda coloca à disposição, como era na anterior, duas versões da CB 300F Twister. A ABS, nas cores dourada e vermelha, que parte de R$ 19.800 e a versão CBS (preta e vermelha) com preço sugerido de R$ 18.900.

A CB 300F Twister mostra que tem virtudes para se manter no topo da cilindrada e arregimentar ainda mais adeptos.

Esses preços são bastante agressivos e demonstram que a Honda quer manter sua hegemonia na categoria e que a concorrência que vem chegando também preocupa.

Isso é bom para todos, já que quanto mais acirrada a concorrência melhores opções se oferecem para os motociclistas.

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