Honda-CB-300F-Twister-2023-2
Notícias

Honda encerra mistério e revela preço da nova CB 300F Twister

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/01/2023
  • Atualizado: 17/01/2023 às 17:20
  • Por: Willian Teixeira

A CB 300F Twister é uma das principais novidades da Honda para 2023, e certamente um dos modelos mais aguardados pelos entusiastas do motociclismo nos últimos meses.

Completamente reformulada no visual e na motorização, a moto teve suas especificações mostradas no final do ano passado, exceto o preço, que ficou prometido para janeiro. Promessa essa que acaba de ser paga pela fabricante: o modelo chega às lojas ainda este mês, com valores que partem de R$ 18.900.

Muitas novidades na Honda CB 300F Twister 2023

No que diz respeito ao design, a Honda CB 300F Twister estreia um novo estilo, mais invocado e com linhas semelhantes às de motos de maior cilindrada, que lembram muito as da CB 500F. Além disso, a moto ainda teve sua traseira redesenhada e com um novo banco bipartido, conferindo mais esportividade.

O chassi continua utilizando estrutura tubular de aço tipo Diamond, o que segundo a Honda garante resistência, agilidade e boa maneabilidade à moto. As suspensões também foram revisadas, com garfo dianteiro de 41 mm e 130 mm de curso, medidas idênticas às da CB 500F. Já na traseira, o sistema monoshock se vale de um amortecedor com mola dupla e balança de aço, com curso de 120 mm, o que confere maior progressividade.

Freios ABS ou CBS

Assim como na geração anterior, a CB 300F Twister pode ser adquirida com freios combinados (CBS) ou ABS. Em ambas, os discos possuem as mesmas dimensões – 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira. A diferença fica por conta do cáliper dianteiro, que tem três pistões na versão CBS e pistão duplo na com ABS. O traseiro tem pistão simples em ambas versões.

Motor: um velho conhecido renovado

O motor da nova CB 300F Twister é considerado pela Honda como uma evolução do usado na Twister antiga. Agora ele tem capacidade de 293,5 cm³, ganho obtido mediante aumento do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm. Segundo a marca, o cabeçote de quatro válvulas também foi aperfeiçoado,  trazendo ganho para o sistema de alimentação e exaustão deste motor, que preservou a tecnologia Flex, rodando tanto com etanol quanto gasolina.

A potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação. O torque máximo subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61 com gasolina) à mesma rotação.

LEIA MAIS:
Honda CB 1000R Black Edition: A emoção que veste preto
Veja as motos mais emplacadas em 2022
Shineray Worker Cross 150 chega às lojas por R$ 8.990

A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o torque máximo 15,5%, uma característica desejável se for considerado o tipo de uso ao qual a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos urbanos entremeados a vias expressas.

Mais detalhes da nova Honda CB 300F Twister

Para melhor assistir a demanda de dissipação de calor do motor, a CB 300F Twister traz um radiador de óleo maior. O mesmo pode ser dito acerca do sistema de escape: a ponteira mais curta está conectada a uma câmara de expansão sob o motor, que abriga o catalisador. Este, novo posicionamento, confere maior eficiência a todo o sistema.

O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu traseiro, agora mais largo (150/60R-17), mudança que favorece a pilotagem com a elevação da potência. Na dianteira, a medida é 110/70, também aro 17.

A iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, é pleno de informações. Ele tem formato retangular e traz contagiro, indicador de marchas, relógio, velocímetro, hodômetros parcial e total, autonomia restante, consumo médio e instantâneo, entre outras.  Novidade é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na extremidade superior esquerda do painel.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Preço e disponibilidade

A Honda CB 300F Twister CBS e Honda CB 300F Twister ABS chegam às concessionárias de todo o Brasil com garantia de três anos sem limite de quilometragem. A versão CBS está disponível nas cores cinza metálico e vermelha, e tem preço partindo de R$ 18.900. Já a que dispõe de ABS sai por R$ 19.800, e pode ser adquirida nas pinturas dourada e vermelha. Os valores são sugeridos para o DF e não incluem despesas com frete e outros custos.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado