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Fantic Caballero 500 Rally: para resgatar e enaltecer os anos 1970

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/05/2024
  • Por: Ismael Baubeta

Por que será que a concepção das motos dos anos 1960 e 1970 fazem tanto sucesso nos dias de hoje? Talvez porque os jovens de hoje estejam saturados da modernidade. E talvez por isso curtem o design, as formas e o estilo criados ha quase 60 anos, mas em motocicletas recheadas de tecnologias atuais, como a Fantic Caballero 500.

Segundo o Wikipedia, Caballero era a marca de cigarros holandesa que um dos sócios fundadores, Henry Keppel Hesselink, fumava e que virou nome de batismo de um de seus modelos de motos que se transformaria em um dos mais emblemáticos e queridos pelos jovens europeus da época. Naquele então ela tinha motor Minarelli de dois tempos, 49 cm³ e câmbio de quatro marchas.

Fantic Caballero 500 Rally (Foto: Gustavo Epifanio)

História da Fantic

A Fantic foi à bancarrota em 1995 e só em 2003 foi adquirida por um industrial veneziano, quando o nome Caballero começou a ser resgatado e, em 2009, a marca apresentou uma versão com motor quatro tempos e 200 cm³.

Em 2014 a empresa muda de mãos novamente, dessa vez para o grupo VeNetWork (de Vêneto), que coloca na direção da indústria Mariano Roman, ex diretor técnico de Aprilia, Moto Guzzi e Laverda. A partir daí os negócios foram diversificados com o início da produção de bicicletas elétricas, na divisão Fantic Bikes. A marca em 2020 adquiriu a Minarelli, responsável pela produção dos motores de suas motocicletas.

Modelo tem visual retrô aliado a tecnologias atuais (Foto: Gustavo Epifanio)

Desenho da Fantic Caballero 500 Rally

A Caballero 500 Rally chama a atenção logo que você se aproxima dela, uma típica scrambler dos anos 1970 de linhas arredondadas e bem definidas. Para-lama alto na dianteira e o tradicional escape lateral, pertinho do banco, chancelam seu propósito todo-terreno, confirmado pelos pneus Michelin Anakee Wild, perfeitos para quem quer se aventurar na terra.

Modelo também encara um off-road (Foto: Gustavo Epifanio)

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O banco, praticamente reto se acopla ao tanque de 12 litros que segue a linha quase horizontal guiada pelo banco. O guidão alto e largo também oferece uma boa pegada para o off-road e o diminuto painel cravado na mesa superior como um diamante e configurável nas informações que pode destacar, mostra que a simplicidade também pode valorizar o design.

Finalizam o belo desenho o farol redondo em LED com number plate e as tampas laterais que parecem a das motos de cross da época. Outras peças em alumínio usinado em CNC saltam aos olhos, como o suporte das pedaleiras e as próprias mesas das bengalas.

Motorização

O motor monocilíndrico de 449 cm³ é da Minarelli, e tem quatro válvulas e refrigeração líquida, sendo capaz de gerar 43 cv e 4,4 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente a 7.100 rpm e 6.000 rpm.

Motor da Caballero 500 é um monocilíndrico da italiana Minarelli (Foto: Gustavo Epifanio)

O ruído do motor lembra bem o das motos de off-road de competição e, em outras palavras, o som emanado pelas ponteiras empolga. A vibração do motor também é característica desses monocilíndricos, mas ela é suplantada pela boa capacidade de aceleração.

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Com primeira e segunda marchas curtas as arrancadas são rápidas e vigorosas e ela foi capaz de chegar a 170 km/h de velocidade máxima marcada no painel, ou seja, mais do que suficiente para garantir boa velocidade cruzeiro e ainda ter folga para ultrapassagens, por exemplo.

Ergonomia e ciclística da Caballero 500 Rally

Nas fotos pode não parecer, mas a Caballero Rally é alta, do banco até o chão são 845 mm, precisei usar a ponta dos pés para apoiá-los, mesmo com meu 1,8 metro. A posição de pilotagem é bastante adiantada e o guidão largo é digno que uma moto de enduro. As bengalas invertidas e o belo amortecedor traseiro com reservatório de gás separado têm curso longo (150 mm) e ambas contam com regulagem de pré-carga e compressão hidráulica. As rodas de aro 19 polegadas na dianteira e 17 atrás, calçam os pneus de perfil mais para o off-road.

2W Motors tem a representação das motos da Fantic no Brasil (Foto: Gustavo Epifanio)

Essa é uma característica marcante da Fantic Caballero 500 Rally, sua aptidão para aventura, por isso na cidade vc percebe suas suspensões bastante rígidas, transferindo boa parte dos movimentos para o corpo, e, nesse sentido, os pneus exigem alguma força para direcioná-la no asfalto, por conta da resistência dos pneus. Mesmo assim ela é bastante confortável, o banco tem espuma suficiente para rodar por muito quilômetros sem sofrimento.

A Fantic Caballero 500 Rally é uma moto bastante exclusiva e de proposta bem definida. Portanto, se você curte o estilo e a terra, ela certamente é uma opção a se considerar. Por fim, os R$ 54.900 da etiqueta não são uma pechincha, é verdade. Mas se você curte exclusividade e tem o valor disponível, certamente vai se divertir.

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