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Royal Enfield Interceptor: renovada e com um toque contemporâneo

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/04/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A nova Royal Enfield Interceptor 650 2024 chega na versão Blacked Out e herda o estilo clássico inspirado nos modelos icônicos da década de 1960. Construída com um equilíbrio perfeito entre estilo e desempenho, é uma clássica moderna que mantém a essência e o visual de uma autêntica roadster britânica.

A Interceptor 650 2024 traz novas cores e um punhado de novos recursos. Quase cinco anos se passaram desde que os 650 gêmeos da Royal Enfield desembarcaram em nossas terras e a família 650 permanece praticamente inalterada até hoje.

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Como o nome sugere, as 650 receberam o tratamento preto semi fosco no motor, escapamento e rodas. Dependendo do esquema de cores base, os paralamas, a concha dos faróis, os retrovisores e outras áreas também recebem o toque escuro. As variantes Blacked Out também são equipadas de série com rodas de liga leve fundidas e pneus sem câmara de ar, enquanto as demais 650 da família mantém aros raiados e pneus tubulares.

Ambos os tipos de rodas têm o mesmo peso, então não há vantagem em termos de manuseio ou economia de combustível, mas obviamente, há um fator de conveniência maior com pneus sem câmara. Chega também um farol de LED, alavancas ajustáveis em altura e uma porta USB.

Royal Enfield Interceptor 650: nova e familiar

Ao montar, o cockpit é composto por dois grandes medidores analógicos, velocímetro na esquerda, contagiros na direita. Um pequeno visor de LCD no velocímetro exibe o nível de combustível, hodômetro e dois trip parciais.

Olhando para a moto, há alguns toques agradáveis, que mostram que as Royal Enfields modernas são construídas com um padrão tão bom ou melhor do que suas rivais japonesas e européias.

Tirando a Interceptor 650 do cavalete, notei imediatamente que ela é pesada o suficiente para manobrá-la, pois um peso de 217 kg é significativo para pilotos menores e mais leves. Da mesma forma, a altura do assento de 805 mm será um desafio para qualquer pessoa com menos de 1,73 metros, mas eu, com meus 1,80 metros, posso facilmente apoiar meus pés no chão quando parado.

Mas esse peso de 217 kg só é aparente ao estacionar e manobrar em baixa velocidade, pois acelerando, é quase imperceptível, e menos ainda quando você está empolgado nas curvas de uma serrinha bem sinuosa.

Dado que a Royal Enfield não oferece controle de cruzeiro, modos de pilotagem, controle de tração e demais aparatos eletrônicos, a grande verdade é que você ganha muita moto pelo seu dinheiro pago por uma Royal Enfield 650. Eu gosto muito que não haja modos de pilotagem, pois é a própria falta de tecnologia que me cativa.

É como voltar no tempo para o motociclismo da velha escola, mas com equipamentos de desempenho modernos e confiáveis, o melhor dos dois mundos. A Interceptor pode não oferecer os mais recentes aparatos altamente sofisticados e tecnológicos, mas ela oferece um forte caráter.

Percurso prazeroso

O caminho para minha casa no litoral norte de São Paulo era sem dúvida o ambiente ideal para testar a desenvoltura da Interceptor 650, uma boa estrada de 160 km, alguns trechos bem rápidos com longas retas, outros mais lentos e um pouco de uma serrinha bem recortada cheia de subidas e descidas com curvas de todos os tipos, o que me deu a chance de explorar o desempenho do motor gêmeo de 650 cm³, bem como o conjunto de chassi e suspensões.

Eu gosto muito dos bicilindros paralelos, então eu sabia que gostaria dessas motos antes mesmo de pilotá-las. Ao dar a partida, o motor produziu um som grave e rouco nos tubos duplos que, parece um pouco leve demais para meus ouvidos, mas ao subir as rotações numa tocada mais nervosa é possível sentir mais forte os decibéis.  O assento é a única coisa que eu mudaria, pois ele cansa mesmo nos pequenos trajetos na cidade.

O gêmeo paralelo de 648 cm³ refrigerado a ar e óleo da Interceptor 650 produz 47 cv de potência a 7.150rpm e 5,3  kgf.m de torque a 5.250rpm. O torque é muito mais alto na faixa das médias rotações, enquanto a potência máxima é atingida marginalmente nas rotações mais altas.

O câmbio é de seis marchas bem escalonadas para a proposta, com acionamento final por corrente. Nesta versão que testei reparei a facilidade com que o neutro pode ser encontrado.  A troca de marchas foi muito mais suave, auxiliada pela embreagem deslizante padrão. Outra nota com a transmissão foi a sexta marcha bem longa, o que significa que, acima de 60 km/h, você consegue rodar numa boa na cidade ou nas estradas com baixa rotação do motor e, consequentemente, maior economia de combustível.

Um passeio prazeroso com a Royal Enfield Interceptor 650

Agora as Royal Enfield 650 vem equipadas com pneus CEAT. Desde seu lançamento, os Pirellis eram os pneus padrão e realmente me sentiria mais confiável com eles, mas achei que os CEAT desempenharam um ótimo papel nas curvas mantendo o conjunto bem estável.

Os freios não sofreram alterações para 2024, consistindo em pinças Brembo ‘ByBre’ no disco dianteiro único de 320 mm e no disco traseiro de 240 mm, ambos auxiliados pelo ABS que em momento algum precisou trabalhar severamente. Achei os freios bem responsivos, com ótima modulabilidade para rodar na cidade, sem aquela grampeada inicial agressiva, e fortes o suficiente em altas velocidades.

A suspensão é composta por garfos telescópicos de 41 mm com 110 mm de curso e amortecedores traseiros duplos com reservatórios externos que oferecem 88 mm de curso. Achei a suspensão macia, mas perfeitamente equilibrada para absorver o asfalto lunático de nossas ruas, bem boa garantir boa performance nas estradas mais rápidas.

Um fato a ser considerado é que acima de 120 km/h a moto balança um pouco, principalmente com ventos fortes, mas nada que atrapalhe ou cause desconforto na tocada. É simplesmente uma característica da moto.  O chassi desenvolvido pela Harris oferece o tipo de desempenho de manuseio que os pilotos despretensiosos estão procurando, com uma combinação muito equilibrada e que dá bastante confiança para pilotar em quaisquer situações. Quando uma moto se sente bem na estrada, ela transfere essa sensação para o motociclista.

Feita para curtir

Quando estive no lançamento das Royal Enfield 650 um tempo atrás, eu gostei bastante e fiquei surpreso. Gostei ainda mais da semana que passei em poder de uma Interceptor 650 para o meu dia a dia frenético, pois no mínimo, ela me impressionou bastante. Faça um test ride e comprove.

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