Hunter 350
Testes

De Royal Enfield Hunter 350 com garupa na estrada

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/02/2024
  • Por: Ismael Baubeta

Já faz tempo que eu havia acelerado a Hunter 350, foi no lançamento mundial, em Bangcoc na Tailândia. Na ocasião fizemos um rolê noturno muito legal pela metrópole tailandesa.

Mais de um ano depois, e já lançada no Brasil, peguei a moto para fazer um rolé com minha esposa, a dra. Lícia, para lhe apresentar alguns dos locais que utilizamos em nosso dia a dia para produzir as imagens que publicamos em nossas plataformas da revista MOTOCICLISMO.

Hunter 350

Compacta

A Hunter é bastante compacta e baixa, o acesso ao banco é feito sem esforço algum, tanto o piloto quanto a garupa montam facilmente na moto, e colocar os pés no chão é tarefa fácil até para os mais baixinhos. A posição de pilotagem é neutra e a ergonomia oferece postura de pilotagem ereta. O banco tem boa camada de espuma e oferece conforto para os dois ocupantes. A garupa vai com as pernas confortavelmente flexionadas permitindo rodar muitos quilômetros sem causar cansaço.

LEIA MAIS:
Como escolher uma boa moto usada?
Os cuidados com sua moto e sua importância para uma pilotagem segura
Honda XRE 300 Sahara: já testamos a nova moto no asfalto e na terra

A garupa é confortável?

Foi a primeira pergunta que fiz para minha esposa quando chegamos em casa. Ela gostou e disse que a garupa é muito confortável, mesmo estando várias horas sobre o banco. Posso dizer o mesmo do banco do piloto e da posição de pilotagem, porém nas frenagens em descidas o corpo da garupa escorrega para a frente forçando o quadril do piloto no mesmo sentido.

Hunter 350

Estilo

A Hunter 350 é uma naked clássica bonita e chamativa, do farol redondo às linhas do tanque, das laterais, do para-lama e da lanterna traseira, as formas arredondadas nos fazem viajar no tempo fazendo parecer que é uma moto dos anos 1960.

A qualidade no acabamento também é notada na pintura do motor e demais partes coloridas e as soluções simples como o painel redondo com ponteiro de velocímetro e demais informações em display LCD, também é bastante funcional. O segundo mostrador menor presente na versão testada é o Tripper, sistema que através do App da Royal Enfield permite seguir o caminho de seu mapa através de flechas indicativas de direção e da distância até a indicação, ele é um acessório útil, mas não imprescindível.

Desempenho

A Hunter 350 é uma moto dócil, acessível e fácil de pilotar. Seu motor monocilíndrico de 349 cm³ não é uma usina de potência e força, mas seus 20,2 cv de potência e os 2,8 kg.f.m de toque são suficientes para acelerações honestas. Sua pegada é suave e permite pilotar numa boa com respostas certeiras, o que facilita a pilotagem para iniciantes e pilotos que querem subir de categoria, saindo dos scooter ou de motos menores.

  • Hunter 350

Se você busca um motor de pegada mais esportiva e exige que a moto acelere rápido e alcance velocidades mais altas (acima de 120 km/h), certamente a Hunter não vai atender você.

Muitos caem no erro de querer compará-la (pelo preço) a outros modelos de concepção mais moderna, como por exemplo a CG 160, que tem proposta bem diferente.

No caso da Royal Enfield, a Hunter foi criada, assim como outros modelos da marca, para aqueles que querem viver a experiência de uma moto clássica em sua essência, o moto purismo como a própria marca proclama em seu marketing, e é isso mesmo. O que significa dizer que o prazer de pilotar uma moto clássica, seja pela cidade ou pela estrada, depende do espírito e da personalidade de quem vai pilotá-la. Se você for ansioso e precisa sentir a velocidade e ver o velocímetro acima de 140 km/h, é melhor procurar outra opção.

Hunter 350

A Hunter tem velocidade final de 120 km/h em pilotagem solo, com minha esposa na garupa alcançamos 110 km/h, chegando aos 120 km/h nas descidas. Pelas nossas redes sociais alguns seguidores perguntaram se é seguro viajar de Hunter com garupa, eu como motociclista com alguns anos de experiência posso confirmar que sim, basta ter os mesmos cuidados que você teria ao colocar uma moto de baixa cilindrada para rodar na estrada.

Na viagem que fizemos até Itú, no interior de São Paulo, com minha esposa na garupa, em algumas subidas mais longas precisei reduzir uma marcha para não perder muita velocidade, natural, afinal eram aproximadamente 140 quilos no lombo da Hunter.

Hunter 350

Suspensões e freios

Outro ponto positivo foi o comportamento das suspensões da Hunter, mesmo com os 140 quilos de nós dois sobre ela, nem as bengalas dianteiras nem o amortecedor chegaram ao final de curso. Carregada e um pouco mais baixa pelo peso, as suspensões ainda tinham curso para absorver impactos mantendo o conforto no trajeto.

Paramos em um retorno no qual em nossas sessões de fotos fazemos as imagens das motos em curva e a Hunter contornou o zerinho com bastante estabilidade até que, raspando a pedaleira no chão, minha esposa assustou e chacoalhou na garupa desestabilizando a moto me obrigando a corrigir a trajetória, que a Hunter permitiu com facilidade.

O sistema de freios da Hunter 350 conta com dois discos e ABS em ambos. Embora o sistema funcione bem, ele exige um pouco de força para frenagens mais fortes, com o peso extra da garupa a pegada é um pouco “borrachuda”.  Eu particularmente prefiro freios com pegada mais imediata, para isso seria preciso instalar mangueiras do tipo aeroquipe um jogo de pastilhas mais esportivas.

Hunter 350

A Hunter 350 é uma moto bonita, chama a atenção e sua proposta é proporcionar passeios e deslocamentos tranquilos e, por que não, mais contemplativos. É uma moto que tem seus admiradores e os grupos já vão se formando naturalmente, assim, sair para curtir um passeio com pessoas com a mesma vibe é mais divertido.

Sem falar que os R$ 21.990 pedidos pela versão topo de linha testada, a Rebel (com o Tripper) são justos para a proposta e qualidade geral da motocicleta. A versão Dapper (sem o Tripper) tem preço sugerido de R$ 19.990.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado