A indiana Bajaj é a terceira maior produtora de motocicletas do mundo e desembarca no Brasil com a família Dominar, oferecendo modelos bastante completos e tecnológicos, e chega para brigar de igual para igual com as grandes marcas já bem estabelecidas no país.
A Bajaj Dominar 160 chega para brigar no segmento street de baixa cilindrada que é o segmento que mais oferece opções de marcas e modelos, e de longe é o que mais vende motocicletas.
Fotos: Gustavo Epifânio
A concorrência no segmento é acirrada e como não poderia deixar de ser Honda e Yamaha comandam com seus modelos das famílias CG 160, Factor 150, Fazer 150 e FZ15, que somadas, em setembro, emplacaram mais de 43 mil unidades, e não à toa a Bajaj também mira essa fatia do nosso mercado.
A representante da Bajaj que concorre diretamente com as pequenas japonesas é a Dominar 160, uma moto que traz componentes interessantes, alguns até inéditos para a categoria, tornando-se uma das mais bem equipadas entre todas as representantes.
LEIA MAIS:
- Yamaha YZ250F 2024 chega renovada para comemorar os 50 anos da linha YZ
- MOTO DE OURO: cada vez melhor!
- KTM 890 Adventure R Rally 2024: atualização da trilheira laranja
Design e ergonomia
A Dominar 160 tem um design bastante moderno, suas linhas mesclam curvas e linhas acentuadas bastante ousadas. Ela é bonita e chamativa, a posição de pilotagem oferece um bom encaixe para o piloto independentemente da estatura. No triângulo formado entre o banco, guidão e pedaleiras o corpo fica levemente inclinado para a frente e as pernas confortavelmente flexionadas. Bons motivos para conhecê-la melhor e, porque não comprá-la.
O motor da Bajaj 160 é o mais potente da categoria, com 17 cv de potência máxima e torque de 1,49 kgf.m, por isso tem ótimo comportamento e responde com firmeza aos comandos do acelerador.
Diferente das demais motos da família Dominar, este motor monocilíndrico tem refrigeração a ar e um radiador de óleo, 4 válvulas e utiliza duas velas para a detonação da mistura na câmara de combustão. Ela utiliza um câmbio de 5 marchas muito bem escalonado para entregar toda a sua força e potência à roda traseira, garantindo ótima desenvoltura em meio ao trânsito urbano. O tanque é de 12 litros e permite excelente autonomia, pois as médias de consumo na cidade ficaram na casa dos 35 km/l.
Outro aspecto positivo da Dominar 160 é o pacote ciclístico composto por um parrudo chassi Perimetral em aço, bengalas do tipo invertidas com tubos de 31 mm de diâmetro na dianteira, e um monoamortecedor traseiro com Nitrox, que é um reservatório de gás que ajuda a manter a performance mesmo nas mais severas condições de uso. O conjunto tem excelente comportamento e bom equilíbrio, permitindo também uma tocada mais esportiva. As rodas de 17 polegadas calçadas com os pneus Pirelli Sport Demon nas medidas 90/90 e 120/80 casam muito bem e dão muita agilidade ao conjunto, bem como bastante confiança nas curvas e nos dias de chuva.
Ela é extremamente leve com seus 151 kg e a tarefa de rodar no tráfego mais apertado é simples, pois ela não precisa de muito espaço para se sobressair. Outro componente importante para levar em consideração é o duplo freio a disco, assistido por ABS na roda dianteira. O sistema tem bom tato, é bastante modulável e confere bastante segurança nas frenagens.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube
Twitter | GoogleNews
Alguns diferenciais que a Dominar 160 oferece além da competência mecânica são o protetor tipo mata cachorro, o spoiler sob o motor, o cavalete central que é muito útil na manutenção preventiva (como por exemplo para lubrificar e esticar a corrente), os punhos retroiluminados e o painel digital recheado de informações como indicador de marchas. Interessante o fato que a Dominar 160 tem partida elétrica, mas também conta com pedal de partida.
A Dominar 160 é oferecida nas cores azul, branca, vermelha e preta fosca, e a Bajaj está fazendo uma promoção com a Dominar 160. Seu preço de tabela é de R$ 17.420, mas a marca oferece a moto por R$ 15.990, pois além de todo o atrativo técnico, brinda o modelo agora como um dos mais baratos e completos da categoria.
Vale o convite para você que não conhece a moto ir a uma das concessionárias Bajaj e fazer um teste ride, pois ela pode te surpreender e ser uma excelente companheira para a sua mobilidade urbana ou para o seu trabalho.
Pode ser que você ainda não conheça a marca, mas a Bajaj é uma potência mundial está presente em 80 países e o Brasil faz parte de seu ambicioso projeto de crescimento. Em praticamente um ano de operação já foram inauguradas 9 concessionárias no país, e a marca já tem planos para construir uma fábrica no Brasil.
O que você acha? Dá para confiar? Eu acredito que sim, pois eu gostei demais de rodar com a Dominar 160 e também me encantei com o seu visual esportivo! Deixe seus comentários.