A Zontes é uma das últimas marcas que despontaram no Brasil, trazendo ao nosso mercado três modelos da gama 310: a naked R310, a trail T310 e a cruiser V310 – motos que recentemente passaram por um reajuste de preços por aqui. Porém, no exterior, a fabricante chinesa atua em outras frentes, inclusive entre os scooters.
E é deste segmento a mais recente aposta da marca para o mercado espanhol. Por lá, a Zontes removeu os véus do D125, modelo com vocação para uso urbano e que traz tanta tecnologia quanto seu “irmão maior”, o D350.
A missão de mover o novo scooter de entrada da Zontes fica a cargo de um motor monocilíndrico de 124,7 cm³ com refrigeração líquida, 4 válvulas e sistema de injeção eletrônica Bosch, propulsor capaz de entregar potência máxima de 14,5 cv a 8.250 rpm e 1,3 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
Mais detalhes sobre o Zontes D125
E como falamos mais acima, a novidade da Zontes segue as linhas arrojadas presentes no D350. No projeto um dos destaques está no farol dianteiro em LED com linhas em L que atuam como luzes diurnas, sistema desenvolvido pela marca alemã Osram. Na traseira, por sua vez, o conjunto também é em LED, este composto por 8 prismas, criando um efeito 3D com as luzes de freio centralizadas e os indicadores de direção nas pontas.
Atrás das carenagens frontais, o usuário encontra dois porta-objetos, sendo que no da esquerda há um soquete USB para carregar dispositivos móveis. A capacidade de carga do novo scooter da Zontes é complementada pelo compartimento sob o assento, capaz de acomodar um capacete integral.
LEIA MAIS:
- Malaguti Mission 125, um scooter com pegada esportiva
- Motor DOHC: O que é? Conheça suas vantagens e desvantagens
- Italjet Dragster GP500 tem estreia prevista para 2024
Acima do farol dianteiro está um para brisa fumê com ajuste de altura eletrônico de até 170 mm. Os comandos do scooter da Zontes são retroiluminados, conferindo um visual mais elegante ao D125.
Nas suspensões temos garfo telescópico dianteiro com 105 mm de curso e duplo amortecedor hidráulico na traseira com 92.5 mm de curso e ajuste de pré-carga em cinco posições. O Zontes D125 vem com rodas de 14 polegadas equipadas com pneus 100/80 e 120/70, equipadas com discos de 265 m de diâmetro e freios a disco com ABS de canal duplo.
Seu painel em TFT é rico em informações e possui alta resolução, disponibilizando quatro templates para visualização e com ajustes automáticos de luminosidade. Além disso, ele permite um completo acompanhamento das funções do scooter, como o monitoramento dos pneus, que reporta superaquecimento ou perda de pressão.
Por fim, o D125 possui conectividade com um aplicativo gratuito para sistemas operacionais Android e iOS. Com ele, o usuário consegue visualizar as ligações recebidas no painel e pode atendê-las por meio de comandos presentes no guidão, desde que o motociclista esteja utilizando intercomunicador.
Outra possibilidade oferecida pela tela TFT é a função “Screen Mirroring” que reproduz a imagem da tela do celular, exibindo assim qualquer aplicativo, inclusive o navegador GPS.
Preço e disponibilidade do novo scooter da Zontes
O novo D125 chega às lojas Zontes da Espanha em três opções de cores – azul mate, prata e preto mate com aros dourados. Seu preço sugerido é de 3.787 euros, cerca de R$ 19 mil em conversão direta. Não há informações sobre sua oferta no Brasil, porém, sonhar não custa nada…