Motor DOHC
Especiais

Motor DOHC: O que é? Conheça suas vantagens e desvantagens

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/06/2023
  • Por: Redação

Se a sua moto conta com um motor DOHC isso se traduz em maior desempenho e eficiência, pois este elemento promove aumento de rotações, o que significa mais agilidade para a câmara de combustão.

Se com essas palavras você ainda não sabe o que é um motor DOHC, então vamos resumir o que é, como funciona, bem como suas vantagens e desvantagens e como ele difere de outros tipos de motores.

Acompanhe!

Texto: João L. Garcia
Edição: Guilherme Derrico

LEIA MAIS:

O que é um motor DOHC?

A sigla em inglês “DOHC” se traduzida siginifca ‘Double Overhead Camshaft’. Os tipos de propulsores a combustão interna são aqueles que possuem duplo comando de válvulas e estão localizados nos cabeçotes, além de serem responsáveis ​​pelo movimento das válvulas.

Esses motores são capazes de acionar de 3 a 5 válvulas por cilindro, o que significa que os de de 4 cilindros poderão acionar 16 válvulas. Por isso costumam acelerar mais que os convencionais, pois a configuração das válvulas é mais otimizada e, com isso, o propulsor experimenta maior performance.

A localização do eixo de comando de válvulas permite eliminar muitas partes móveis do motor, minimizando suas massas inerciais da distribuição.

O eixo de comando de válvulas

O motor de sua motocicleta possui um componente chamado eixo de comando de válvulas, também conhecido como árvore de cames, cuja função é controlar o fluxo de ar e combustível através da abertura e fechamento das válvulas em sintonia com o pistão, influenciando assim no seu desempenho.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Como funciona um propulsor DOHC?

Os motores DOHC são dispositivos que funcionam com combustão interna. No cabeçote, eles usam dois eixos de comando de válvulas para acionar as válvulas de escape e admissão do motor.

Dessa forma, cada eixo de comando de válvulas é responsável por acioná-las especificamente, sejam elas de admissão ou de escape.

Isso permite que cada eixo seja projetado especificamente para cada fase da operação do propulsor, ao invés de ser limitado, como é o caso dos motores SOHC.

Vantagens

Entre as vantagens de um motor DOHC estão:

  • Redução do uso de peças entre os cames e as válvulas;
  • Possui um funcionamento mais preciso das válvulas na abertura e no fechamento;
  • Como as válvulas de admissão e escape funcionam de forma independente, a combustão ocorre mais facilmente;
  • Melhor a relação entre peso e potência.

Desvantagens

Quanto às desvantagens de um motor DOHC, podemos citar:

  • É um tipo de motor com peso e volume superiores aos motores SOHC;
  • Sua montagem é mais complicada e, portanto, mais cara;
  • É mais difícil ajustar as válvulas da motocicleta com este motor;
  • Uma correia dentada é frequentemente usada, o que requer manutenção extensiva.

O motor DOHC é um componente que oferece maior potência e eficiência, mas também costuma ser montado em modelos mais caros por ser um pouco mais complicado que outros tipos de propulsores.

E aí, o que achou destes esclarecimentos? Agora que você já sabe tudo sobre DOHC, deixe seu comentário aqui pra gente!

  • Motor DOHC
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado