Yamaha WR450F fica mais leve e ágil em sua versão 2024
Notícias

Yamaha WR450F fica mais leve e ágil em sua versão 2024

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/09/2023
  • Por: Redação

A nova moto de enduro da Yamaha tem como base o modelo de motocross YZ450F, equipada com as mais recentes soluções da marca japonesa no segmento off-road.

Nesse sentido, quase toda a estrutura é retirada do modelo de circuito, começando pelo chassi de dupla viga de alumínio que foi renovado no ano passado, passando por um design mais compacto e leve.

A redução de peso, de até 3 quilos no total, e a posição mais baixa da cabeça de direção também representam uma melhoria na capacidade de curva, um atributo que os usuários vão apreciar bastante.

LEIA MAIS:

Ciclística atualizada

As mudanças na ciclística também são detectadas em uma nova carroceria mais estilizada, principalmente na dianteira graças ao redesenho da caixa de filtros. Os freios e o equipamento de suspensão mantêm o conhecido material Nissin e Kayaba, respetivamente, embora estes últimos tenham revisto seus componentes internos.

O ajuste do garfo e amortecedor é um dos grandes diferenciais da WR450F em relação à YZ450F, já que foi escolhido um setup mais macio (molas e sistema hidráulico) em favor do conforto e da capacidade de absorção de diferentes terrenos.

Além disso, o curso da suspensão dianteira e traseira foi reduzido em 10 mm para diminuir a altura do assento e o centro de gravidade. O posto de comando também foi revisado com a realocação dos apoios para os pés, que agora estão 10 mm mais baixos.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

Motor da nova Yamaha WR450F

As mudanças na WR450F 2024 também chegaram ao motor. Foram feitos trabalhos especiais na admissão, tanto no desenho dos dutos do cabeçote, quanto no tamanho das válvulas e da própria caixa de filtro, já que o ar não entra mais pela frente, mas acessa pela parte traseira, para frente, sob o banco e o quadro.

Um benefício que os pilotos de enduro irão gostar, já que o design anterior fazia com que muita sujeira entrasse na caixa de ar e os obrigava a ter muito cuidado na limpeza da espuma, enquanto o novo design reduzirá a frequência de manutenções.

O motor inclui mais mudanças como novo pistão forjado, corpo de injeção mais leve, mancal plano para virabrequim e junta de biela, corrente de distribuição mais longa e embreagem com mecanismo de diafragma em vez dos docks anteriores.

Tecnologia embarcada

A Yamaha citada também adota nova eletrônica que inclui dois mapas de motor, programa de controle de tração e possibilidade de conexão com o celular para modificar os mapas através do aplicativo Yamaha Power Tuner.

As variações entre a versão cross e este modelo de enduro focam nos ajustes do mapa de injeção e também no desenvolvimento da caixa de câmbio, já que a WR450F possui um escalonamento mais aberto em suas 5 marchas.

Claro que a WR450F também tem outras mudanças típicas das motocicletas de enduro como a roda traseira de 18 polegadas, pneus de enduro, perna lateral, iluminação, painel de instrumentos digital, entre outras.

Mesmas adaptações que encontramos em sua irmã mais nova, a WR250F, cuja versão 2024 não muda em relação ao ano passado.

Para quem é fã de off-road, esta novidade da Yamaha vai dar o que falar!

  • Yamaha WR450F fica mais leve e ágil em sua versão 2024
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado