A Yamaha Motor anunciou a criação da ENYRING, empresa focada em baterias para veículos elétricos compactos, tendo as bikes elétricas como foco no início das operações.
Sediada em Berlim, na Alemanha, a nova companhia da Yamaha iniciará suas atividades no 1º semestre de 2025 na metrópole alemã, e futuramente deve expandir suas atividades para a Holanda.
A ENYRING vai oferecer o serviço de assinatura para essas baterias, operando de forma intercambiável, ou seja, o usuário deixa a bateria descarregada e troca por outra carregada. As baterias podem ser trocadas de forma fácil nas estações de troca que serão instaladas na cidade, eliminando o tempo de espera para a recarga e o custo de aquisição.
LEIA MAIS:
Veja os tipos e valores das multas de trânsito para 2024
Confira 24 motos que podem surgir no Brasil em 2024
Rumor: Kawasaki pode lançar versão híbrida da Versys
Segundo a nova empresa da Yamaha, as baterias que estiverem próximas do final do ciclo de vida e não comportarem mais a utilização para a mobilidade urbana serão desmontadas em células e reutilizadas na produção de novas baterias.
A ENYRING vai contribuir com o compromisso da Yamaha em atingir a neutralidade de carbono, e também está está alinhado com o Plano Ambiental do Grupo Yamaha Motor 2050, que visa contribuir para a redução de resíduos, o uso sustentável de recursos naturais e o aumento da eficiência energética.
Por fim, vale ressaltar que além da ENYRING, a Yamaha também atua em outras frentes dedicadas as baterias para motos elétricas, como a Gachaco – empresa que também conta com a participação das demais gigantes japonesas – e um consórcio europeu que envolve Honda, KTM e Piaggio focado na criação de um padrão para essas baterias.