![Voge DS900X: a primeira grande trilheira chinesa vem aí](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2023/11/VOGE-DS900X-5.jpeg)
Desde que chegou ao mercado, em 2018, o desenvolvimento da Voge tem sido bastante relevante. A empresa pertence ao grupo Loncin, que anteriormente mantinha um grande relacionamento com organizações europeias, e especialmente com a BMW, para a qual fabricou diversos motores e até modelos completos, como seus scooters de 400 cm³.
Vale citar também que a marca foi fornecedora da série F monocilíndrica 650, da F 700/850 e também do atual bicilíndrico de 900 cm³.
Fruto desta colaboração, já tínhamos visto a chegada do scooter SR4 de 400 cm³ e das trail 650DS e DSX. E agora, a Voge apresenta uma nova moto para o segmento de aventura, equipada com um motor semelhante ao instalado no BMW série F, com cilindrada de 895 cm³ e potência próxima a 100 cv.
Ou seja, trata-se de um salto importante e que coloca a grife chinesa entre as principais fabricantes no desenvolvimento de motocicletas de alta cilindrada em seu país.
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Pretensões audaciosas
A intenção da Voge é se tornar uma referência premium entre as motocicletas chinesas que chegam à Europa, e que vão ser cada vez mais maiores em quantidade, e para isso já há algum tempo que ela se esforça para colocar no mercado modelos repletos de equipamentos e com um preço atrativo, com especial atenção nos dois grandes segmentos atuais, o de scooter e o de trail aventureiro.
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No entanto, o lançamento da nova Voge DS900X marca a sua entrada em produtos top de linha, o qual têm um nível de exigência mais elevado e que até agora só estavam nas mãos de fábricas japonesas e europeias.
Uma trilheira envolvente
Conforme já citamos, o motor é o mesmo do BMW série 900 e que já era fabricado pela Loncin desde a sua origem. É um cilindro duplo em linha com virabrequim ajustado em 270°, com dimensões de 86,0 x 77,0 mm, que proporcionam um deslocamento de 895 cm³. O cabeçote do cilindro de quatro válvulas e duplo comando tem uma taxa de compressão alta, sendo de 13,0:1.
Com esta mecânica, idêntica à das motos alemãs, mas com gestão electrônica própria, a potência foi ajustada para 96 cv a 8.250 rpm. O torque máximo é de 9,6 kgf.m a 6.250 rpm. Estes números representam uma ligeira redução em relação aos da BMW, que têm 105 cv.
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Equipamento da nova Voge DS900X
Algo que os produtos chineses não podiam se orgulhar até recentemente era uma boa implementação eletrônica, mas nesse sentido as coisas também estão mudando, e a Voge DS900X já conta com o auxílio como 4 modos de condução, controlo de tração, controle de cruzeiro, assistente de mudanças e um sistema de frenagem que combina TCS e ABS.
Além disso, como em outros produtos da grife, esta máquina virá de fábrica com equipamentos que incluem punhos e assentos aquecidos, suspensões ajustáveis e quadro colorido com todas as capacidades atuais. Possui também proteções laterais, cavalete central, protetores de mão e tela ajustável.
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E tem mais
O chassi é um tubular de aço que tem o motor suspenso atuando como elemento resistente, com subchassi reforçado para suportar o peso de dois ocupantes e bagagem, e de série já possui uma grade traseira reforçada. O braço oscilante é feito de aço estampado.
A nova Voge DS900X conta com garfo invertido e amortecedor central, com rodas de 21 e 17 polegadas que possuem raios cruzados ancorados nas laterais para equipar pneus tubeless de medidas 90/90 e 150/70. Ela também possui um disco dianteiro duplo mordido por pinças Brembo e outro disco traseiro.
Será que esta moto vai fazer todo esse barulho no mercado asiático e europeu? É o que veremos nos próximos meses!