Rumor: Honda GP RC-E elétrica no estilo ‘sixties’pode voltar à produção
Notícias

Rumor: esportiva elétrica vintage da Honda pode sair do papel

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/10/2023
  • Por: Redação

Há algum tempo não ouvíamos falar da Honda RC-E, porém, esta moto que surgiu ainda como um conceito não foi esquecida pela marca japonesa. Isso porque um pedido de patente sobre uma versão elétrica de estilo neo-retrô foi registrada na gringa. 

No Salão de Tóquio, realizado em 2011, precisamente há 12 anos, surgiu este protótipo, que era uma moto de pista com um design retrô inspirado nos anos 1960 contendo um motor elétrico alimentado por bateria.

Nesse sentido, o registro atual está relacionado ao sistema de suspensão traseira. É comum que o fabricante utilize um protótipo anterior como base para novas tentativas, no entanto, neste caso, o sistema de suspensão é uma parte essencial da máquina, indicando que o projeto segue vivo.

LEIA MAIS:

Detalhes desta possível Honda

Vale destacar que na versão de 2011, foi concebido um layout clássico com o amortecedor posicionado entre a parte superior do braço oscilante, à frente da roda traseira, e um suporte central no quadro.

Desse modo, nesta nova versão patenteada, o motor é encaixado para permitir espaço entre o monoamortecedor, que é inserido no lado esquerdo, ligado a um dos braços oscilantes e à viga correspondente do quadro.

Com isso, o resultado indica uma linha reta da cabeça de direção, do pivô do braço oscilante e do eixo da roda traseira, embora a suspensão pareça não operar de uma maneira tão eficiente.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

E tem mais

O mais importante de tudo isso é que a Honda retomou os trabalhos neste protótipo, e os desenhos também ilustram um estudo minucioso do posicionamento das baterias, sendo 3, chamadas B1, B2 e B3, respectivamente.

A primeira está colocada sob o falso tanque de combustível, a segunda entre as próprias longarinas, enquanto a terceira foi construída de modo que possa ser colocada na carenagem.

Está prevista refrigeração líquida, com radiador em posição convencional, atrás da roda dianteira. Como toda patente, não é certo que nem a suspensão nem a moto em si saia do papel, mas o fato de a Honda ainda estar trabalhando nisso mesmo 12 anos depois do primeiro anúncio indica que no Japão pensa seriamente em enviar este modelo de produção.

Vamos aguardar!

  • Rumor: Honda GP RC-E elétrica no estilo ‘sixties’pode voltar à produção
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado