Comparativo: Kawasaki Z650 versus Yamaha MT-07
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Kawasaki Ninja 7 HEV, a primeira híbrida de produção da marca verde

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/10/2023
  • Por: Redação

Os projetos de mobilidade elétrica continuam avançando, embora no setor das motos os maiores esforços se concentrem em pequenos veículos urbanos, essencialmente os scooters, com peso e dimensões mais contidos. Porém, a Kawasaki parece decidida a mudar o ritmo e até 2024 lançará diversos modelos com propulsão elétrica e híbrida dentro do segmento de motocicletas.

A esta nova Kawasaki Ninja 7 Hybrid devemos acrescentar os dois modelos totalmente elétricos, sendo a Ninja EV e a Z EV, que já foram apresentados, e que, tal como este, serão comercializados a partir do início do ano que vem. o que torna a empresa japonesa a única que oferece modelos com os três tipos de motores nesse sentido.

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A parte tradicional da propulsão híbrida da nova Kawasaki é confiada a um motor paralelo de dois cilindros e 451 cm³ que possui arquitetura convencional, com refrigeração líquida, sistema de distribuição e quatro válvulas em cada cilindro.

A este motor junta-se outro propulsor elétrico que funciona com sistema de transmissão automática, ao contrário do motor de combustão interna, que possui caixa manual tradicional. Você pode escolher entre três modos de condução: SPORT-HYBRID, ECO-HYBRID e EV totalmente elétrico para viagens de curta distância e baixa velocidade.

Desempenho da máquina

Embora os valores específicos de desempenho dos dois motores ainda não tenham sido declarados oficialmente, a Kawasaki anuncia um desempenho semelhante ao das motos convencionais com motor da capacidade citada acima.

Kawasaki Ninja 7 HEV, a primeira motocicleta híbrida de produção da marca verde

Para aumentar a redução de emissões, a Ninja 7 HEV conta com sistema star/stop que desliga o propulsor a combustão nos semáforos para economizar combustível e um localizador automático de posição de partida, chamado ALPF, que engata automaticamente a primeira marcha quando parado.

Ele também inclui um modo de “caminhada” para frente e para trás para facilitar manobras e estacionamentos em baixa velocidade.

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Chassi de tubo

A estrutura é multitubular de aço, semelhante ao utilizado em outros modelos da grife. Tanto o motor convencional quanto o elétrico estão localizados no interior, o tanque de gasolina está em seu lugar tradicional e a bateria de íons de lítio fica sob o banco do piloto, localizada próximo ao centro de gravidade para conseguir uma boa distribuição de peso. O braço oscilante também é feito de aço de seção retangular.

As suspensões incluem garfo convencional e amortecedor traseiro localizado na posição vertical e acionado por articulações, enquanto o sistema de freios possui dois discos dianteiros acionados por duas pinças de pistão paralelas e outro na traseira.

Neste modelo optamos por integrar uma carenagem completa com uma estética semelhante à dos restantes modelos da série Ninja 7, que combina a prata com o verde limão mate.

A tela é do tipo TFT colorida e inclui conectividade para celular por meio de uma versão personalizada do aplicativo Kawasaki Rideology.

É a eletrificação e gestão híbrida chegando com toda força ao universo das motos!

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