Ducati-Hypermotard_698_Mono-1
Ducati

Hypermotard 698 é a primeira supermoto monocilíndrica da Ducati

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/11/2023
  • Por: Willian Teixeira

Há alguns dias a Ducati deu o que falar ao apresentar o motor Superquadro Mono, o primeiro de um cilindro produzido pela marca de Borgo Panigale em muitos anos.

E na última quinta-feira (2), a marca italiana removeu os véus da Hypermotard 698 Mono, sua primeira supermoto equipada com motor monocilíndrico.

Ducati Hypermotard 698 Mono (Foto: Ducati)

O novo propulsor da Ducati é derivado do bicilíndrico Superquadro de 1.283 cm³ que equipa a 1299 Panigale, mas reduzido para ter apenas 1 cilindro e preservando o comando Desmodrômico.

LEIA MAIS:

BMW S 1000 XR 2024: tecnologia para melhorar o que já era bom!
Já parou para pensar na capacidade de subida da sua moto?
Honda XRE 300 Sahara tem novos detalhes vazados; saiba mais

Nesse sentido, a casa de Borgo Panigale trabalhou para manter o diâmetro de 116 mm do motor, combinando com um curso de 62,4 mm. 

O monocilíndrico da Ducati Hypermotard 698 Mono (Foto: Ducati)

Leveza e potência para as pistas

O resultado disso é uma ótima entrega de torque e potência: são 6,4 kgfm de torque a 9.750 rpm e 77,5 cv a 10.500 rpm, números que aliados ao leve peso da Hypermotard 698 (apenas 151 kg a seco) deixam a moto com uma utilização bem interessante, principalmente para contornar curvas. 

Hypermotard 698 Mono – feita para deslizar nas curvas (Foto: Ducati)

Ducati Hypermotard 698 Mono tem eletrônica apurada

Já na eletrônica, a Ducati Hypermotard 698 Mono incorpora vários recursos presentes na Panigale V4 S, como ABS em curvas, controle de tração, anti-wheeling, freio motor, controles de largada e Ducati Quick Shift (DQS) Up/Down. Vale lembrar que alguns destes itens são opcionais para a versão padrão, e vem de série na RVE, opção topo de linha do modelo.

Hypermotard 698 Mono (Foto: Ducati)

A Hypermotard 698 Mono possui quatro Modos de Pilotagem (Sport, Road, Urban e Wet), todos gerenciados por meio de um painel de instrumentos em LCD de 3,8 polegadas. O ABS também pode ser ajustado em quatro níveis, sendo que em dois deles há a função slide-by-break, permitindo a derrrapagem da roda traseira em uma tocada mais esportiva.

Fininha e leve: apenas 151 kg de peso a seco (Foto: Ducati)

A levissima supermoto da Ducati

Como falamos mais acima, um dos pontos altos da moto é a leveza, visto que seu peso seco é de apenas 151 kg. Isso é resultado das soluções pensadas pela Ducati para o quadro da Hypermotard 698 Mono, em estrutura multitubular com seções diferenciadas, aliando leveza e rigidez. 

Hypermotard 698 Mono (Foto: Ducati)

Junto a isso estão rodas fundidas de 17 polegadas calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV nas medidas 120/70 na dianteira e 160/60 atrás, além de discos de freio Brembo com 330 mm na frente e 240 mm para a traseira e garfo invertido Marzocchi totalmente ajustável e equipado com regulagens externas, com barras de alumínio de 45 mm e pesando apenas 8,1 kg.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado