Ducati Superquadro Mono: o monocilíndrico mais potente do mundo
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Ducati Superquadro Mono: o monocilíndrico mais potente do mundo

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  • Publicado: 27/10/2023
  • Atualizado: 31/10/2023 às 20:32
  • Por: Redação

Trinta anos depois do lançamento da Ducati Supermono 550, a empresa de Borgo Panigale voltará a produzir uma motocicleta monocilíndrica de estrada, denominada Superquadro Mono, que pretende se posicionar como a nova referência neste tipo de motor, pelo menos em termos de desempenho.

Ele se baseia no motor de dois cilindros da Panigale 1299 e herda várias peças como o pistão de 116 mm de diâmetro, o formato da câmara de combustão, as válvulas de admissão de titânio com 46,8 mm de diâmetro, as válvulas de escape em aço de 38,2 mm. E o sistema Desmodrômico.

Com cilindrada de 659 cm³, o Superquadro Mono declara potência máxima de 77,5 cv a 9.750 rpm, e é capaz de atingir 10.250 rpm, valores nunca vistos até hoje em um monocilíndrico de rua.

Quanto ao torque do motor, chega a 6,3 kgf.m a 8.000 rpm, prometendo uma entrega de potência linear e dentro dos limites da aprovação Euro 5.

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Mais detalhes do Ducati Superquadro Mono

O Superquadro Mono pode ser configurado em modo ‘racing’, com escapamento Termignoni, com o qual atingiria uma potência de 84,5 cv a 9.500 rpm. Por outro lado, a Ducati também deverá utilizá-lo em motocicletas em versão de potência limitada.

Este Superquadro Mono irá equipar a nova moto que será apresentada na próxima quinta-feira, 2 de novembro, no quinto episódio da série de novidades que a marca italiana anuncia através da Ducati World Première 2024.

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Características técnicas do Superquadro

Acompanhe abaixo alguns atributos do Ducati Superquadro Mono:

  • Motor monocilíndrico vertical de 659 cm³
  • Diâmetro por curso 116 x 62,4 mm
  • Taxa de compressão 13,1:1
  • Aprovação Euro 5+
  • Distribuição desmodrómica por corrente mista
  • Virabrequim assimétrico montado sobre rolamentos principais de diâmetro diferenciado
  • Eixo de equilíbrio duplo contrarrotativo com função de controle para as bombas de água e óleo
  • Embreagem multidisco em banho de óleo com função antiderrapante
  • Lubrificação por cárter semisseco com bomba de distribuição e de recuperação
  • Fornecimento de combustível através do corpo do acelerador de seção oval com diâmetro equivalente de 62 mm
  • Caixa de câmbio de seis marchas com possibilidade de montagem do Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down
  • Troca de óleo a cada 15.000 km
  • Verificação e ajuste da folga das válvulas a cada 30.000 km

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