Trinta anos depois do lançamento da Ducati Supermono 550, a empresa de Borgo Panigale voltará a produzir uma motocicleta monocilíndrica de estrada, denominada Superquadro Mono, que pretende se posicionar como a nova referência neste tipo de motor, pelo menos em termos de desempenho.
Ele se baseia no motor de dois cilindros da Panigale 1299 e herda várias peças como o pistão de 116 mm de diâmetro, o formato da câmara de combustão, as válvulas de admissão de titânio com 46,8 mm de diâmetro, as válvulas de escape em aço de 38,2 mm. E o sistema Desmodrômico.
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Com cilindrada de 659 cm³, o Superquadro Mono declara potência máxima de 77,5 cv a 9.750 rpm, e é capaz de atingir 10.250 rpm, valores nunca vistos até hoje em um monocilíndrico de rua.
Quanto ao torque do motor, chega a 6,3 kgf.m a 8.000 rpm, prometendo uma entrega de potência linear e dentro dos limites da aprovação Euro 5.
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Mais detalhes do Ducati Superquadro Mono
O Superquadro Mono pode ser configurado em modo ‘racing’, com escapamento Termignoni, com o qual atingiria uma potência de 84,5 cv a 9.500 rpm. Por outro lado, a Ducati também deverá utilizá-lo em motocicletas em versão de potência limitada.
Este Superquadro Mono irá equipar a nova moto que será apresentada na próxima quinta-feira, 2 de novembro, no quinto episódio da série de novidades que a marca italiana anuncia através da Ducati World Première 2024.
Características técnicas do Superquadro
Acompanhe abaixo alguns atributos do Ducati Superquadro Mono:
- Motor monocilíndrico vertical de 659 cm³
- Diâmetro por curso 116 x 62,4 mm
- Taxa de compressão 13,1:1
- Aprovação Euro 5+
- Distribuição desmodrómica por corrente mista
- Virabrequim assimétrico montado sobre rolamentos principais de diâmetro diferenciado
- Eixo de equilíbrio duplo contrarrotativo com função de controle para as bombas de água e óleo
- Embreagem multidisco em banho de óleo com função antiderrapante
- Lubrificação por cárter semisseco com bomba de distribuição e de recuperação
- Fornecimento de combustível através do corpo do acelerador de seção oval com diâmetro equivalente de 62 mm
- Caixa de câmbio de seis marchas com possibilidade de montagem do Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down
- Troca de óleo a cada 15.000 km
- Verificação e ajuste da folga das válvulas a cada 30.000 km
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