A Honda deve trazer de volta ao mercado um icônico nome de uma moto trail para a próxima geração da XRE 300. A marca da asa solicitou ao Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI) o direito de uso da nomenclatura XRE 300 Sahara – resgatando o nome de uma motocicleta trail que fez muito sucesso no Brasil nos anos 1990.
A informação sobre o registro de patente da Honda foi levantada em primeira mão pelo jornalista Arthur Caldeira e confirmada em apuração feita por MOTOCICLISMO ONLINE.
Isso indica a continuidade de uma tendência global da fabricante em seus novos projetos: reviver nomes de motos que se destacaram no passado em lançamentos atuais, do mesmo modo que aconteceu com Hornet e Transalp, modelos que ficaram fora de linha por alguns anos e tiveram novas gerações lançadas em 2022 no exterior.
O pedido de patente do nome foi solicitado pela Honda em abril de 2021, e sofreu uma negativa do INPI alguns meses depois. Porém, a marca recorreu contra o indeferimento em 2022, e o processo ainda está em andamento, aguardando uma resposta por parte do órgão – o que deve ocorrer ainda este ano.
E como a solicitação foi feita pela Honda Motor Co, há a possibilidade da nova XRE 300 Sahara tornar-se um projeto mundial, assim como aconteceu com a nova CB 300F Twister.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
- Honda CB350 é atualizada e ganha novos kits para customização
- Yamaha FZ15 e FZ25: Mais semelhanças do que diferenças
- CFMoto 450SR: esportiva chinesa estreia no mercado europeu
Vale ressaltar que a própria geração atual da XRE 300 é vendida em alguns mercados da América Latina, e também foi vista em testes na Índia – mercado que vai adotar a tecnologia flex em seus modelos nos próximos anos.
Como deve ser a nova Honda XRE 300 Sahara?
Conforme apurado por Caldeira, a moto deve usar o mesmo motor que equipa a nova Honda CB 300F Twister, um monocilíndrico de 293,5 cm³ com a tecnologia bicombustível FlexOne que rende 24,7 cv a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m no etanol.
A transmissão será de seis marchas, uma a mais do que a XRE 300 atual, aprimorando o seu uso em viagens. Visualmente não há registros sobre como deve ser a nova moto, mas especula-se que ela será um meio termo entre CB 500X e NC 750X, porém com rodas raiadas e aro 21 na dianteira, repetindo a receita usada pela Honda na Sahara 350.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
Ainda não há uma previsão oficial para o lançamento da nova XRE 300 Sahara, mas é possível que aconteça ainda este ano devido a queda nas vendas do modelo, que em 2023 vem sendo superado por sua principal rival – a Yamaha XTZ 250 Lander.
Em janeiro e fevereiro, a moto da marca dos diapasões soma mais de 6 mil unidades emplacadas, enquanto a XRE 300 tem cerca de 3.500 emplacamentos. Além disso, vale lembrar que o segmento das trail de 250/300 cilindradas deve ganhar uma nova concorrente este ano: a Dafra NH 300.