A Aprilia iniciou as vendas da RS 660 Trofeo para o público em geral na Europa. Primeiramente o modelo foi oferecido aos participantes de uma categoria monomarca da fabricante de Noale, mas agora ela pode ser adquirida por qualquer entusiasta das pistas e das motos da Aprilia.
Desenvolvida com base na versão da RS 660 homologada para as ruas, a variante Trofeo foi concebida para uso exclusivo em pista, e conta com preparação especial da Aprilia Racing, a divisão de competições da marca de Noale, recebendo novos componentes de alta especificação e melhorias significativas no chassi, motor e eletrônica.
Um dos diferenciais para a versão está na relação peso-potência, visto que seu peso a seco é de apenas 153 kg, enquanto a potência máxima da usina de dois cilindros da Aprilia é de 105 cv. Como a moto é voltada para uso em pistas, ela dispensa as exigências de ruídos e emissões.
O sistema ABS foi removido, deixando a frenagem utilizando linhas independentes. A central eletrônica da moto foi totalmente reprogramada, preservando os mapeamentos desenvolvidos pela Aprilia Racing e totalmente voltados ao uso em pista. O painel também foi inteiro revisto para fornecer informações específicas para a proposta da moto.
Veja também:
Nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 é lançada no Brasil
Ducati Multistrada V4: 5.000 unidades vendidas no mundo
F3 Rosso, a “esportiva de entrada” da MV Agusta
As suspensões contam com garfo dianteiro “Misano by Andreani” ajustável em compressão hidráulica, amortecimento e pré-carga, enquanto a traseira vem com amortecedor Öhlins AP948 com ajustes na pré-carga hidráulica, freios de compressão e recuperação. Os pneus são Pirelli Supercorsa V3 SC1 de alto desempenho.
A arquitetura do chassi da Aprilia RS 660 Trofeo foi atualizada, com uma posição de pilotagem rebaixada graças ao manche de direção superior de corrida e semi-guiador ajustáveis. Os pedais são ajustáveis e desmontáveis para que cada piloto possa atingir a ergonomia ideal. A carenagem é em fibra de vidro.
A versão padrão da RS 660 é vendida pela marca de Noale por cerca de 11 mil euros, enquanto a RS 660 Trofeo sai por 14.700 euros e deve ser encomendada diretamente na fábrica da Aprilia.