
Honda no Brasil: Da CG 125 à liderança em produção de motos na América Latina
A chegada da Honda em Manaus: início de uma revolução sobre duas rodas
A história da Honda no Brasil começou em 1976, quando a fabricante japonesa inaugurou sua primeira fábrica na Zona Franca de Manaus. O modelo que deu o pontapé inicial foi a Honda CG 125, que rapidamente conquistou os brasileiros pela robustez e economia.
A escolha estratégica por Manaus foi motivada pelos incentivos fiscais da Zona Franca, facilitando a nacionalização de peças e componentes. Mesmo com os desafios logísticos de estar longe dos grandes centros consumidores, a Honda mostrou resiliência e visão de futuro, pavimentando o caminho para se tornar líder absoluta no mercado brasileiro.
Fábrica da Honda em Manaus: tecnologia, escala e impacto socioeconômico
Atualmente, a unidade de Manaus é a maior operação da Honda fora do Japão. São cerca de 8 mil colaboradores diretos, com capacidade de produzir quase 6 mil motocicletas por dia — desde modelos populares de 110 cc até motos de alta cilindrada com 1.000 cc.
Um dos diferenciais é a alta verticalização da produção: a fábrica fabrica internamente itens como bancos, rodas, chassis e é a única fora do Japão a produzir câmbios DCT (Dual Clutch Transmission), tecnologia de ponta que reforça a excelência da marca.
Além de abastecer o mercado nacional, a produção também atende mais de 15 países, reforçando o papel da Honda brasileira no cenário internacional.
30 milhões de motos produzidas: um marco histórico da Moto Honda da Amazônia
A produção da motocicleta de número 30 milhões foi celebrada com a presença de Toshihiro Mibe, presidente global da Honda, reafirmando o peso da operação brasileira para a estratégia global da marca.
A Moto Honda da Amazônia se tornou referência em qualidade, inovação, segurança e compromisso com a sustentabilidade. Mais do que uma fabricante de motos, a empresa é um agente de transformação socioeconômica na região Norte, gerando empregos, capacitação e desenvolvimento.