Honda CG: a lenda que transformou o motociclismo no Brasil

A Honda CG é mais do que uma motocicleta: é um ícone brasileiro que marcou gerações desde seu lançamento em 1976. Inspirada na japonesa Honda CB 125S, a CG nasceu para enfrentar as estradas e o clima do Brasil, conquistando o público com sua robustez, economia e baixo custo de manutenção. Ao longo de suas dez gerações, a CG evoluiu sem perder sua essência, tornando-se a moto mais produzida do Brasil e uma das preferidas dos motociclistas brasileiros.

A história da Honda CG: 10 gerações de inovação

O começo de uma lenda

Lançada em 1976, a Honda CG 125 chegou com a missão de ser a moto confiável para o dia a dia. Seu design atrativo, o motor monocilíndrico confiável e o apoio de Pelé como garoto-propaganda ajudaram a consolidar a popularidade da moto em todo o Brasil.

As inovações que marcaram cada geração

  • 1ª geração (1976): estreia com modelo a gasolina e, logo depois, a versão CG a álcool, uma revolução no mercado.

  • 2ª geração: câmbio de cinco marchas e versões para uso profissional.

  • 3ª geração: reforços no chassi, mais potência e melhorias no desempenho.

  • Gerações seguintes: introdução do motor OHC 150 cc e da injeção eletrônica, garantindo mais eficiência, economia e tecnologia.

CG: uma moto que acompanhou o Brasil

A Honda CG foi além da técnica: lançou edições especiais como a CG “5 milhões” e modelos temáticos para celebrar a Copa do Mundo. Cada lançamento refletiu momentos importantes da cultura e da história brasileira, reforçando sua presença como um verdadeiro ícone cultural.

Honda CG 160 2025: a 10ª geração de uma lenda

A atual Honda CG 160, versão 2025, representa o ápice dessa evolução. Com motor de 162,7 cc, design moderno e melhorias técnicas, ela mantém a tradição da CG como a motocicleta mais vendida no Brasil e uma das preferidas para uso urbano e profissional.


Ficha técnica

Motor:

  • Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
  • Cilindrada: 162,7 cc
  • Potência Máxima: 10,6 kW (14,4 CV) a 8.000 rpm (Gasolina) / 10,8 kW (14,7 CV) a 8.000 rpm (Etanol)
  • Torque Máximo: 13,8 N·m (1,41 kgf·m) a 6.750 rpm (Gasolina) / 14,0 N·m (1,43 kgf·m) a 6.750 rpm (Etanol)
  • Transmissão: 5 velocidades
  • Sistema de Partida: Elétrico
  • Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
  • Combustível: Gasolina e/ou Etanol

Sistema Elétrico:

  • Ignição: Eletrônica
  • Bateria: 12V – 4 Ah
  • Farol: LED

Capacidades:

  • Tanque de Combustível: 14 litros
  • Óleo do Motor: 1,2 litro (1,0 litro para troca)

Dimensões:

  • Comprimento x Largura x Altura: 2.030 x 747 x 1.094 mm
  • Distância entre Eixos: 1.311 mm
  • Distância Mínima do Solo: 190 mm
  • Altura do Assento: 796 mm
  • Peso Seco: 120 kg

Chassi:

  • Tipo: Diamond Frame
  • Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 135 mm
  • Suspensão Traseira/Curso: Dois amortecedores / 106 mm
  • Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
  • Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
  • Pneu Dianteiro: 80/100 -18M/C 47P
  • Pneu Traseiro: 100/80 -18M/C 59P

 

Últimas notícias