
A história da Honda no Brasil começou em 1976, com a inauguração de sua primeira fábrica em Manaus e a produção da Honda CG 125, que marcou o início de uma trajetória de sucesso. A escolha da Zona Franca de Manaus foi estratégica, permitindo à empresa nacionalizar componentes com mais agilidade devido a incentivos fiscais, além de superar desafios logísticos de estar distante dos grandes mercados consumidores. Essa decisão pioneira transformou a Honda em um exemplo de inovação e resiliência na indústria de motocicletas no país.
Hoje, a fábrica da Honda em Manaus é uma das maiores operações da empresa fora do Japão, empregando cerca de oito mil colaboradores diretos e produzindo quase seis mil motocicletas diariamente, em modelos que vão de pequenas motos de 110 cc às potentes máquinas de 1.000 cc. Com forte verticalização da produção, a fábrica se destacou por fabricar componentes como bancos, rodas e chassis, e por ser a única unidade fora do Japão a produzir câmbios DCT, mostrando sua excelência tecnológica. Parte dessa produção é destinada à exportação, abrangendo mais de 15 países.
A celebração da marca de 30 milhões de motocicletas produzidas foi prestigiada pelo presidente global da Honda, Toshihiro Mibe, reforçando a relevância global da operação brasileira. Com foco em qualidade, inovação e segurança, a Moto Honda da Amazônia se consolidou não apenas como uma peça-chave no mercado nacional, mas também como um exemplo de impacto socioeconômico na região. Essa trajetória reflete o compromisso da marca com o desenvolvimento regional e com a mobilidade sustentável no Brasil.