Após uma rápida e necessária pausa, nós da MOTOCICLISMO Brasil estamos de volta para começar a acelerar no ano de 2022. E nada melhor do que rodar os primeiros quilômetros deste novo ano falando sobre aquilo que gostamos: motos.
Por isso, nós fizemos uma lista com 5 motos que apostamos que devem aparecer por aqui nos próximos 365 dias.
Alguns deles já estão confirmados pelas marcas, outros com indícios de que é mera questão de tempo para a oficialização de suas chegadas. Sem mais delongas, veja a seguir quais motos são:
Royal Enfield Classic 350
Lançada em 2021 no exterior, a nova geração da clássica da Royal Enfield também é produzida na nova plataforma J1D, que estreou na Meteor 350, modelo lançado em nosso país no meio do ano passado.
Da cruiser – que já é a moto da Royal Enfield mais vendida no Brasil – ela também herda o motor, que é um monocilíndrico de 349 cm³ com injeção eletrônica e refrigeração mista e entrega potência máxima de 20,2 cv a 6.100 rpm e 2,76 kgf.m de torque em 4.000 giros, propulsor ligado a uma transmissão de cinco velocidades.
A clássica da Royal Enfield vem com rodas de alumínio ou raiadas de 19 polegadas na frente e 18 atrás, freios a disco e com um novo sistema de amortecimento. Seu painel ainda é analógico, mas ganhou integração com um display LCD e com o Tripper, sistema de navegação da Royal Enfield.
Triumph Tiger 1200
Estamos falando de uma das motos já confirmadas para o nosso mercado. Apresentada pela Triumph no exterior nas últimas semanas de 2021, a sua chegada ao Brasil – que é um dos maiores mercados consumidores da linha Tiger no mundo – está prevista para o primeiro trimestre deste ano.
Lá fora, a nova geração da Triumph Tiger 1200 está disponível em cinco versões: a de entrada, GT, Rally e as Explorer (GT Explorer e Rally Explorer) As GT são mais voltadas ao uso no asfalto, enquanto as Rally foram concebidas com uma proposta mais off-road. Já as versões Explorer possuem tanque maior, com capacidade para 30 litros de combustível, enquanto nas demais o reservatório leva “apenas” 20 litros.
Todas elas são movidas pelo novo motor de três cilindros batizado de T-Plane. Trata-se de um propulsor derivado do que é usado na Speed Triple RS, com capacidade cúbica de 1.160 cm³ e configuração revista para a proposta aventureira da gama Tiger. Essa usina ficou mais potente do que a da geração anterior, rendendo potência máxima de 152 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 13,3 kgf.m em 7.000 giros, contra os 141 cv e 12.4 kgf.m de sua antecessora.
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O quadro também está mudado, mais fino e 25 kg mais leve do que o da geração anterior. Na eletrônica, que pode variar de acordo com a versão, estão disponíveis seis modos de pilotagem, central inercial que controla a atuação do ABS, quickshifter, radar de ponto cego e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Kawasaki Z650RS
O modelo que expandiu a gama de clássicas modernas da Kawasaki no mercado internacional já foi mostrado pela marca japonesa por aqui, e vai desembarcar em nosso país a partir do segundo semestre. Sua chegada faz parte das comemorações de 50 anos de lançamento global do primeiro modelo da família Z.
Lançada em 1972, a Z1, que também é conhecida como 900 Super Four, marcou época enquanto esteve em linha por causa de seu motor carburado DOHC de quatro cilindros refrigerados a ar, contabilizando cerca de 85 mil motos produzidas no período em que foi oferecida.
Já a nova Z650RS foi lançada em outubro passado e chegou ao mercado global para ampliar o line-up de clássicas modernas da Kawasaki, seguindo a mesma receita aplicada em sua “irmã maior” Z900RS: visual retrô e pacote técnico moderno.
No caso da nova Z650RS será utilizado o motor bicilíndrico da Z650, usina de 649 cm³ com refrigeração líquida que entrega 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgf.m de torque em 6.500 giros e é integrado a uma transmissão de seis velocidades.
Ducati Multistrada V4
Lançada em 2020 na Europa, a nova crossover da Ducati deve despontar em nosso mercado em 2022. Diego Borghi, CEO da Ducati do Brasil, disse em entrevista exclusiva para a MOTOCICLISMO Brasil que a moto já estava no radar da marca para nosso país, embora não tenha confirmado uma data exata para seu lançamento. Mas se a história se repetir – como aconteceu com a Streetfighter V4, que foi lançada lá fora no final de 2019 e chegou aqui no final do ano passado, ou seja, com dois anos de intervalo – nós a teremos por aqui em 2022.
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A Ducati Multistrada V4 é movida pelo novo motor V4 Granturismo, usina que se destaca por sua leveza, alto desempenho e por esticar os intervalos de manutenção em até 60.000 km. Já adequado as normas Euro5, ele tem capacidade cúbica de 1.158 cm³ e entrega 170 cv de potência a 10.500 rpm e um torque máximo de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm.
O chassi também foi renovado, com suspensões fixadas a um chassi monocoque de alumínio e uma estrutura em treliça de aço no subchassi traseiro. As rodas em liga leve são de 19 e 17 polegadas, e podem ser substituídas por raiadas, disponíveis como opcional.
Disponível em três versões – V4, V4 S e V4 Sport – além da edição especial Pikes Peak, a Ducati Multistrada V4 traz alta eletrônica embarcada, com itens como central inercial IMU para gerenciar assistentes de pilotagem, inclinação da moto, atuação do ABS, controles de tração e partida em subida. Ela também recebeu novos sistemas como radar dianteiro e controle de cruzeiro adaptativo.
Honda NC 750X DCT
Ela é uma das três novidades que a Honda deve trazer ao país em 2022. A marca já anunciou que a crossover, junto com a naked CB 1000R e o maxiscooter aventureiro X-ADV vão receber atualizações.
A NC 750X não recebia atenção da Honda há alguns anos, e a moto passará a contar com novidades bem interessantes, como a opção de câmbio DCT e um novo design, que a deixará com uma aparência mais moderna. O motor deve continuar o mesmo, um bicilíndrico de 745 cm³, mas receberá atualizações que o deixarão mais potente e com melhor entrega de torque.
O baú da NC 750X – que fica instalado onde outras motos abrigam o tanque de combustível – terá a capacidade aumentada de 22 para 23 litros. O painel em LCD deve receber um novo desenho, permitindo uma melhor visualização das informações e o gerenciamento do controle de tração e de outros recursos eletrônicos.
O que você tem a dizer sobre as novidades para este ano? Ficou faltando alguma moto na lista? Manifeste-se nos comentários! E nós, da MOTOCICLISMO Brasil, desejamos bons ventos e um 2022 memorável a todos os apaixonados por motocicletas!