A Bajaj Freedom 125, primeira motocicleta do mundo movida a gás natural comprimido (GNC), atingiu um marco histórico oito meses após seu lançamento. O modelo ultrapassou a marca de 50 mil unidades vendidas na Índia, consolidando seu sucesso no mercado.
De acordo com o portal Autocar India, outubro e novembro foram os meses de melhor desempenho, com 11.076 e 12.159 unidades comercializadas, respectivamente.

O mercado indiano tem investido cada vez mais em alternativas sustentáveis para motocicletas, incluindo modelos elétricos, flex e movidos a GNC. Especula-se, inclusive, que a TVS esteja desenvolvendo um scooter abastecido com esse combustível para um lançamento futuro.
Como é a Bajaj Freedom 125?
A Freedom 125 é equipada com um motor monocilíndrico de 125 cm³, capaz de gerar 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 0,9 kgf.m a 6.000 rpm. Antes de mais nada, o propulsor trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas e pode operar tanto com GNC quanto com gasolina. A escolha do combustível, contudo, é feita por meio de um botão no painel.

O tanque de GNC tem capacidade para 12,5 litros, enquanto o de gasolina comporta 2 litros. O reservatório de gás fica protegido dentro de uma estrutura tubular tipo treliça, enquanto o de gasolina está posicionado na dianteira da moto, logo acima do tanque de GNC. Ambos os compartimentos são acessados por uma abertura frontal, onde tradicionalmente ficaria o tanque de combustível.

Em desempenho, a Bajaj Freedom 125 atinge até 90 km/h quando abastecida com gás e oferece autonomia de 200 km. Já com gasolina, a velocidade máxima sobe para 93,4 km/h. Em outras palavras, a autonomia é de 130 km.
Econômica e acessível
Mesmo com sua tecnologia inovadora, a Freedom 125 foi projetada para ser uma moto acessível ao público indiano. O modelo conta com rodas de liga leve de 17 polegadas na dianteira e aro 16 na traseira. Os freios, por sua vez, variam entre sistema a tambor nas duas rodas ou um disco de 340 mm na frente, dependendo da versão escolhida.

A moto possui um assento inteiriço com 825 mm de altura e sistema de suspensão composto por garfo telescópico na dianteira e monoamortecedor traseiro. O design combina modernidade e minimalismo, trazendo farol e lanterna de LED nas versões intermediária e topo de linha. Por fim, a Freedom 125 ainda dispõe de painel digital e conectividade Bluetooth.
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