No próximo Salão Automóvel de Tóquio, a Yamaha vai apresentar uma série de protótipos, incluindo este MOTOROid 2, um modelo conceitual que visa mudar a forma como o piloto e a motocicleta interagem.
Para isso, está equipado com um sistema de equilíbrio de alta precisão guiado por inteligência artificial e com tecnologia autônoma que lhe permite ter consciência da sua posição e ajustar o centro de gravidade para se inclinar e poder levantar-se do suporte e fique em pé.
Ele também pode reconhecer seu condutor, assim como ir ao seu encontro e reagir com base em suas ações. O sistema foi batizado de AMCES, “Active Mass Center Control System”, que estabiliza a motocicleta através do uso de eletrônica e é uma tecnologia exclusiva da Yamaha.
O sistema funciona utilizando elementos da própria moto, incluindo bateria, braço oscilante e roda traseira. Todos eles podem girar em torno do eixo AMCES que passa pelo centro do veículo para controlar seu centro de gravidade.
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Detalhes da Yamaha MOTOROiD 2
A bateria do MOTOROiD 2 se move para a direita ou para a esquerda, atuando como contrapeso, o que permite manter o equilíbrio, bem como a estrutura interna, tudo através do controle eletrônico gerenciado pela inteligência artificial de reconhecimento de imagem e dos dados IMU, para outros dados do veículo. Também auxilia o sistema de direção hidráulica, suporte, trem de força, HMI, entre outros recursos.
O IMU detecta o ângulo de inclinação e inclui um sensor giroscópico que detecta a rotação do eixo e outro sensor de aceleração que percebe a velocidade em cada direção. Do mesmo modo, ela envia dados para a unidade de controle em uma frequência superior a 2.000 Hz.
Em seguida, o motor, que recebe suas instruções, gira as peças em torno do eixo AMCES com grande precisão, controlando assim o centro de gravidade. Este motor principal possui outros propulsores secundários grandes e pequenos.
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E tem mais
Com a inteligência artificial existe um sistema de reconhecimento facial que permite que a motocicleta responda apenas ao seu dono. Além disso, o MOTOROiD 2 é capaz de reconhecer gestos, o que possibilita responder também aos movimentos das mãos, por exemplo, fazendo um sinal ou levantando a palma da mão para iniciar ou parar o movimento.
Os dados do sistema são enviados continuamente para a unidade de controle, onde são coletados e usados como informações de feedback para controlar a máquina.
Também incorpora dispositivos “Force Feedback”. Esta interface homem-máquina (HMI) funciona para proporcionar uma maior sensação de unidade entre o condutor e a moto, pois entra em contato com a cintura e a zona do peito do piloto, como se este estivesse sendo abraçado pelo veículo para conseguir uma visão mais intuitiva.
Com toda esta tecnologia embarcada, a Yamaha MOTOROiD 2 promete ser um dos destaques do evento no Japão.