A Norton vai deixar o mercado das scramblers ainda mais movimentado em novembro. Depois do vindouro modelo da Triumph ser fotografado em testes e até de rumores sobre uma nova Ducati Desert Sled surgirem, a fabricante inglesa vai fazer seu movimento. E a confirmação veio do próprio CEO da marca, Stuart Garner, que postou em seu perfil no Twitter uma renderização 3D da moto dizendo que a “Norton vai lançar a nova Norton Atlas durante o Motorcycle Live, em novembro”, que acontece entre os dias 17 e 25 em Birmingham.
Já antecipada pela imprensa internacional, a moto não só é a aposta da Norton em um segmento que está em crescimento e fazendo a cabeça dos motociclistas mundo afora, como é a chance da marca ter em mãos um modelo peso-médio, com motor de bicilíndrico paralelo de 650 cm³ e potencial para volume maior de vendas.
Hoje, a Norton conta com quatro modelos em seu line-up. Dois deles são versões da Commando MK II – uma naked clássica convencional e outra com estilo caré racer – e a Dominator, que traz linhas levemente mais modernas, como o suporte de placa rente à roda traseira, para o estilo retrô. Todas com o mesmo motor bicilíndrico de 961 cm³ de arrefecimento misto a ar e óleo, capaz de gerar 80 cv de potência máxima a 6 500 rpm, enquanto o torque máximo de 9,17 kgf.m giros está disponível já nos 5 200 giros.
Já a recente superesportiva V4 RR é outra pegada. Trata-se de uma moderna superesportiva com design atual, incluindo um estiloso monobraço traseiro, desenvolvida com foco no TT da Ilha de Man, tendo ao guidão ninguém menos que John Mcguinness, e homologada para as ruas. O motor, como diz o nome da moto é um tetracilíndrico em V de 1 200 cm³ e arrefecimento líquido capaz de gerar 202 cv de potência a 12 500 rpm e 13,2 kgf.m de torque máximo a 10 000 giros. No quesito eletrônica, a Unidade de Medida Inercial (IMU) rege controle de tração, controle de largada, de wheelie e piloto automático. Modos de pilotagem, ignição sem chave e computador de bordo também estão inclusos no pacote, enquanto a carenagem em fibra de carbono garante leveza no conjunto: 179 kg a seco.