Este teste com a Yamaha MT-09 teve uma proposta diferente. A MT-09 surgiu na redação de surpresa nesta semana. Daí, como moro no litoral norte de São Paulo, decidi percorrer a rodovia Rio-Santos no trecho que vai do Guarujá até São Sebastião para ver o real comportamento da máquina num passeio sem compromisso, como se eu estivesse indo a uma reunião.
Nada de macacão de couro e botas de corrida, apenas uma jaqueta de couro e calça com proteções, bota, luvas e capacete. Então vamos lá, chego no quartel general da MOTOCICLISMO para pegar a Yamaha MT-09 e logo ao bater os olhos nela já pensei que ela é daquelas motos para quem sabe exatamente o que quer. Logo no primeiro olhar, a MT-09 impõem respeito com sua imagem radical.
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Ao montar, encanta a leveza do design limpo, simples e minimalista que faz você se sentir perfeitamente engajado com a motocicleta e é bem interessante quando você olha para o cockpit e vê apenas o curto guidão fat bar e o pequeno painel LCD deslocado à direita. O guidão cônico é estreito e tem uma pegada bem natural e que transmite bastante confiança.
A MT-09 parece pequena quando você monta nela, então a leveza do conjunto e o engajamento do piloto com a máquina já dão aquela sensação extra de confiança. Vale uma dica logo ao montar em qualquer moto de alta cilindrada: você liga o contato e espera as informações do painel, então é super conveniente que você com um mínimo de conhecimento verifique as configurações eletrônicas e faça a escolha mais adequada para o seu perfil de pilotagem e para a condição que você for enfrentar com a moto. Como eu já conheço bem a brutalidade da MT-09 e faria um percurso urbano até encarar a descida da rodovia Imigrantes, decidi amansar a fera para levá-la para passear.
A Yamaha MT-09 tem 3 modos de pilotagem, controle de tração em 2 níveis e que também pode ser desligado, e freios ABS. Então escolhi o modo de pilotagem B para amansar as respostas do acelerador eletrônico e selecionei o controle de tração 2 que é o mais intrusivo e mantém a roda dianteira grudada no chão e a traseira sem escorregadas.
Os modos de pilotagem denominado D-Mode alteram apenas as respostas do acelerador, sendo a STD a original, o modo A com respostas super rápidas e o modo B mais manso e apropriado para as ruas em meio ao trânsito ou para os dias de chuva. Rodando na cidade com o modo B selecionado e não ultrapassando o limite de 60 km/h imposto pelos radares o consumo ficou em 23 km/l e na estrada a 120 km/h constantes ela fez 18 km/l. Acima dos 120 km/h o consumo cai exponencialmente e pode fazer 8 km/l numa tocada forte na pista.
Esta Yamaha MT-09 2023 disponibilizada no Brasil ainda é da segunda geração – na gringa já foi lançada a terceira geração – utiliza o icônico motor de três cilindros de 847 cilindradas com virabrequim Crossplane que entrega 115 cavalos de potência máxima nas 10.000 rpm e atinge o torque máximo de 8,9 kgf.m nas 8.500 rpm, para empurrar um peso total de 193 kg com o tanque de combustível de 14 l completo, então a relação peso potência fica na ordem de 1,67 kg para cada cavalo.
É muito fácil rodar na cidade, pois você arranca e troca as marchas bem rapidinho. Foi legal notar que rodei quase todo o trecho de 35 km da rodovia Rio-Santos entre Maresias e São Sebastião em sexta marcha e com luz da tocada ECO avisando no painel, e com ótimo desempenho mesmo nas subidas sinuosas, diversão pura, sem sustos, um passeio temperado com uma moto agilizada, esperta e acima de tudo fácil de tocar.
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Um Quickshifter apenas para subir as marchas agrega o pacote eletrônico, permitindo trocas de marcha super rápidas e precisas sem a necessidade de acionar a embreagem, bastando acelerar fundo e pressionar para cima o pedal do câmbio de seis marchas sem tirar a mão do acelerador, então a MT-09 sai em disparada como um foguete. Uma nova embreagem assistida e deslizante impede que a roda traseira trave nas reduções mais bruscas e proporciona um acionamento da alavanca mais leve.
O chassi de alumínio tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura agrega uma nova suspensão dianteira invertida com nova calibragem em relação à primeira geração. Este novo garfo dianteiro tem regulagens na pré carga da mola e nas velocidades de compressão e retorno. O funcionamento deste novo garfo é mais refinado e melhorou a performance da MT-09 não só em curvas, mas senti ela mais firme no chão e mais precisa nas baixas velocidades e mais confiável em altas velocidades.
Eu particularmente acho a frente da geração anterior da MT-09 muito imprecisa e com essa nova geração me senti mais seguro e confiante ao atacar quaisquer curvas, sendo que as curvas de médias velocidades foi onde senti a maior diferença, ela é bem mais precisa e vai onde você mandar sem titubear. O set up original me agradou bastante, então com um ajuste fino adequado ao peso do motociclista com certeza a tocada fica ainda melhor, mais segura e prazerosa.
A posição de pilotagem mais ereta da MT é agradável e bastante confortável, porém, as suspensões tendem a mergulhar bastante resultando no balanço da moto e na inclinação para frente e para trás durante as frenagens e acelerações fortes.
Nas arrancadas a todo o gás a traseira afunda e a frente fica bem leve e nas frenagens a frente mergulha e pode desagradar no trânsito pesado. Mas serpentear uma serrinha cheia de curvas em subidas e descidas é um prazer imensurável. Os pneus Bridgestone Battlax aro 17 polegadas 120 dianteiro e 180 traseiro garantem um ótimo grip nas ruas e estradas com bom asfalto seco, e nos dias de chuva é prudente redobrar a atenção pois esses pneus esportivos não são dos melhores em condições de piso molhado.
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Os freios são bem potentes e adequados ao peso da motocicleta. Duplo disco de 298 mm na dianteira mordido por pinças radiais e disco único traseiro de 245 mm com pinça simples, são muito sutis na mordida inicial e com uma progressividade excelente, sem esforço, garantindo um ótimo estanque em altas velocidades.
Os freios radiais de quatro pistões são uma configuração forte, com ótima sensibilidade e bem adequado tanto para o uso urbano quanto para uso na estrada. Se você curte andar na pista, você deve vasculhar sob o assento e localizar o fusível do ABS, que é a única maneira de desativar o sistema.
O design minimalista é arrebatador e de forte personalidade, as grandes aletas laterais do tanque de combustível e as novas carenagens do radiador agora agregam as setas dianteiras. A traseira alta é mínima e o paralamas e a placa ficam em um suporte instalado na balança traseira garantindo esportividade e modernidade.
Destaque na traseira é a lanterna em LED 3D. O conjunto ótico dianteiro duplo conta com quatro lâmpadas de LED e luz de posição diurna. Sem dúvidas o conjunto ótico dianteiro é quem dá a forte personalidade a esta Yamaha topo de linha da série MT.
Meu veredicto à respeito desta segunda geração da Yamaha MT-09 não poderia ser melhor. Uma moto simples, fácil e deliciosa de andar com seu motor de três cilindros de funcionamento liso e responsivo, e proporciona uma qualidade no passeio bastante prazerosa como nenhuma outra super naked proporciona. Ela é única, excitantemente diferente, tem um motor explosivo e é cheia de dotes incríveis. É perfeita para o uso diário, bem como para aquele treino nas pistas de corrida. Do que mais é preciso?