![XTZ Crosser](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER.jpg)
A Yamaha acaba de lançar as novas XTZ Crosser, S e Z, com mais equipamentos de série para se destacar na acirrada concorrência das trail de entrada, nicho onde o modelo da marca dos diapasões tem Honda Bros e Haojue NK150 como principais concorrentes.
Provavelmente a primeira coisa que você viu na foto da Crosser que mais chamou sua atenção foi o farol full LED, desenhado para marcar a nova geração da moto que nasceu mais corajosa e cheia de vontade para enfrentar qualquer parada.
Veja também:
Conheça o Fluo ABS, novo scooter de 125 cm³ da Yamaha
Veja as 20 motos mais emplacadas no 1º trimestre
Yamaha Tracer 900 GT: quando razão e emoção se cruzam
Facelift
O desenho da XTZ Crosser foi reformulado e ficou mais agressivo, principalmente quando você vê o farol com projetor em LED central e as luzes de posição ao seu lado, encaixados na nova carenagem frontal com um “bico” sob ela, que na versão Z sustenta o para-lama alto. Na Crosser S esse componente é apenas um apêndice sobre o para-lama que está sobre a roda. A lanterna traseira também recebeu luzes de LED.
![XTZ Crosser](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER-ESTUDIO-09.jpg)
O painel da XTZ abandonou o conta-giros analógico e agora é totalmente digital e do tipo blackout. Nele estão todas as informações, incluindo a função de pilotagem econômica (ECO) e indicador de marcha. Sob o painel no mesmo conjunto de instrumentos foi instalada uma tomada de 12V, muito prática para quem quer utilizar celular ou GPS sem ter que fazer gambiarras no chicote elétrico.
![XTZ Crosser](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER-ESTUDIO-10.jpg)
Mesmo pacote técnico
Mecanicamente a XTZ Crosser mantém o pacote já conhecido de motor monocilíndrico e 149 cm3³, com a tecnologia bicombustível, batizada de Blueflex. Ele rende 12,4 cv a 7.500 rpm de potência máxima no etanol e 1,3 kgf.m a 6.000 rpm no pico de torque.
Suas respostas ao giro do acelerador são espertas, tem suas limitações inerentes à cilindrada, principalmente nas subidas mais íngremes, onde as reduções de marcha se tornam necessárias, mas no geral, esse motor é muito honesto e garante bons deslocamentos, seja na cidade ou pela terra como você vai ver a seguir.
![XTZ CROSSER](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER-04-683x1024.jpg)
A ergonomia continua bem acertada e confortável, mas agora a Crosser permite ajuste na distância do guidão, basta desparafusá-lo do raiser, inverter a posição dessa peça e ganhar alguns milímetros para deixar os braços mais estendidos. Essa é uma solução inteligente para permitir o bom encaixe na moto a um maior número de biotipos de pilotos.
Suspensões
As suspensões da Crosser também foram mantidas, na dianteira as bengalas são convencionais e permitem a roda percorrer 180 mm. Atrás o monoamortecedor está ligado à balança por links e a roda percorre 160 mm.
O rolé que fizemos no lançamento, guiados pelo pessoal do Caminhos das Serras, incluiu trecho urbano, onde a XTZ se comportou muito bem, mostrando agilidade e facilidade na condução.
![XTZ CROSSER](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER-01.jpg)
Trajeto
Depois do trecho “sujo” seguimos de volta por uma estrada muito sinuosa e confesso que me empolguei, a Crosser permite contornar curvas de todos os raios com precisão e, principalmente, segurança, sem chacoalho ou desgarradas ela anda no trilho e suave, permitindo ótima sensação e confiança na pilotagem. As suspensões se adaptam muito bem em qualquer tipo de terreno.
Pneus e freios
Os pneus são caso à parte. A Crosser vem equipada com os pneus Levorin Dual Sport nas medidas 90/90-19 na dianteira e 110/90-17 atrás. Eles têm proposta on-off e me impressionaram pela capacidade de aguentar se sair bem pelos vários tipos de terreno por onde passamos (terra batida e molhada, cascalho, areia e lama), com competência e bom feeling para o guidão. No asfalto eles também se comportaram muito bem, deixando sempre a moto na mão e transmitindo muita segurança na pilotagem, mesmo abusando um pouco nas curvas.
![XTZ CROSSER](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CROSSER-02-683x1024.jpg)
O sistema de freios é composto por disco nas duas rodas, o diferencial da Crosser com relação às suas concorrentes é a adoção de ABS na roda dianteira. O sistema é competende e oferece boas frenagens, inclusive na terra o ABS transmite segurança.
Preço e cores
Os preços sugeridos em todos os Estados para as novas Yamaha XTZ Crosser são: R$ 16.590, para a versão S e R$ 16.790 para a versão Z. Para o Estado de São Paulo (por conta da tributação maior) os preços são: R$ 17.160 e R$ 17.368 respectivamente. A todos eles é preciso acrescentar o frete.
As cores disponiveis são: vermelha e preta, para a versão S e azul e bege, para a Z.