O mercado de motos registrou 62.290 unidades emplacadas em março, o que representa a uma baixa de 17,38% sobre o mesmo mês de 2020, quando foram comercializadas 75.392 unidades. As informações são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.
Apesar da queda em relação ao mesmo mês de 2020, o número de motos emplacadas em março cresceu 8,47% na comparação com os emplacamentos de fevereiro, que contabilizaram 57.426 unidades licenciadas. Já no acumulado do 1º trimestre de 2021, os emplacamentos de motocicletas somaram 205.553 unidades, resultado que corresponde a uma queda de 16,75% sobre as 246.920 unidades comercializadas em igual período de 2020.
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Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado de motocicletas segue aquecido apesar da pandemia, mas ainda há impactos específicos na produção que estão afetando o abastecimento nas concessionárias. “A indústria vem se recuperando aos poucos, mas devido a essas dificuldades, muitas vendas estão com programação para até 60 dias”, comenta o executivo, que lembra que as motos vem se consolidando como alternativa de transporte individual e de trabalho. O presidente da Fenabrave também destaca que o crédito está favorável para quem pretende adquirir uma moto financiada: “São aprovadas 4,7 propostas para cada 10 enviadas aos bancos”.
O mês de março teve alta de 8,28% nos emplacamentos de veículos automotores em relação ao mesmo mês de 2020, chegando a 269.944 unidades vendidas contra 249.357 em março do ano passado. Apesar dos resultados positivos de março, o saldo do primeiro trimestre foi de queda de 6,55% no acumulado de janeiro a março/2021, quando foram emplacadas 786.083 unidades, contra 841.173 veículos, comercializados no primeiro trimestre de 2020.
A Fenabrave ressalta que todos os segmentos automotivos seguem sofrendo com problemas de abastecimento de peças e componentes, além da paralisação da produção em algumas unidades por conta da pandemia. E em função das incertezas do momento, a entidade decidiu não rever as projeções para o ano de 2021 ao final deste 1º. trimestre. “Aguardaremos a evolução da pandemia e seu impacto no cenário econômico para podermos avaliar melhor as projeções e indicadores do setor, o que deve ocorrer até o final do 1º. semestre”, finaliza Alarico Assumpção Júnior.
Veja abaixo as 20 motos mais emplacadas no 1º trimestre de 2021
20º Shineray XY 50: o modelo da fabricante chinesa teve 1.825 unidades emplacadas no trimestre, sendo 600 em março.
19º – Yamaha MT-03: moto de entrada da família Master of Torque no Brasil, a naked de 321 cm³ contabiliza 2.076 no trimestre e 656 em março.
18º – Yamaha YBR 125 Factor: a pequenina moto urbana da marca japonesa registrou 2.175 emplacamentos no trimestre, sendo 698 em março.
17º – Honda ADV: o novo scooter aventureiro contabilizou 2.175 emplacamentos no trimestre. Desse total, 1.330 foram realizados em março.
16º – Honda Elite 125: o scooter de entrada da marca da asa registrou 2.946 emplacamentos no trimestre e 422 em março.
15º – Yamaha YS150 Fazer: foram emplacadas 3.174 no último 1º trimestre, com 1.051 unidades licenciadas em março.
14º – Yamaha NEO 125: o scooter de entrada da Yamaha teve 3.218 emplacamentos no trimestre, sendo 1.135 em março.
13º – Honda XRE 300: a trail da marca das asas da liberdade registrou 3.839 unidades emplacadas no trimestre e 872 em março.
12º Yamaha XTZ 250 Lander ABS: a trail da marca dos três diapasões contabiliza 4.168 emplacamentos no trimestre, sendo 1.289 em março.
11º – Honda XRE 190: a irmã menor da XRE 300 teve 4.341 emplacamentos no trimestre. Desse total, 1.326 aconteceram em março.
10º – Yamaha NMAX: o scooter de 160 cm³ da marca dos diapasões teve 5.501 unidades emplacadas no trimestre, sendo 1.789 delas registradas em março.
9º – Honda PCX: foram emplacadas 5.511 unidades do scooter da Honda no trimestre, 1.403 delas em março.
8º – Yamaha YBR 150 Factor: a city da marca dos três diapasões registrou 5.516 emplacamentos no trimestre e 2.013 em março.
7º – Yamaha XTZ 150 Crosser: a rival da Bros teve 5.819 unidades emplacadas no trimestre, sendo 2.063 delas em março.
6º – Honda CB 250F Twister: a city de 250 cm³ da marca da asa registrou 5.938 emplacamentos no trimestre, 2.082 deles em março.
5º – Yamaha Fazer 250: a rival da CB 250F Twister contabilizou 6.691 unidades emplacadas no trimestre, 2.172 delas em março.
4º – Honda Pop 110i: muito usado para trabalho, o CUB da marca japonesa registrou 16.876 unidades emplacadas no trimestre, com 4.534 delas registradas em março.
3º – Honda NXR 160 Bros: a trail da Honda registrou 20.665 unidades emplacadas no trimestre, sendo 6.242 deles no mês de março.
2º – Honda Biz: vice-campeão, o CUB da Honda registrou em suas duas versões 27.308 unidades emplacadas no trimestre, sendo 7.685 delas em março
1º – Honda CG 160: a líder em vendas no Brasil teve 56.013 unidades emplacadas no trimestre, com “apenas” 16.197 motos lacradas em março.
Participação por marcas no 1º trimestre
A Honda mantém a liderança quando o assunto é participação por marcas no mercado brasileiro. A fabricante contabilizou 149.732 emplacamentos no 1º trimestre de 2021 e 43.241 unidades emplacadas em março. Na sequência aparecem Yamaha (41.184 no trimestre e 13.848 em março), Shineray (2.341 / 795), BMW Motorrad (2.290 / 785) e Haojue (2.089 / 743).