A Husqvarna Norden 901 é uma moto que foi criada para que o motociclista amante das viagens com aventura possa chegar tão longe quanto puder imaginar
Fotos: Gustavo Epifânio
Talvez você não saiba, mas a Husqvarna é uma marca centenária sueca que iniciou a fabricação de motos em 1903 e nos anos 1930 participou dos Gran Prix de velocidade nas categorias de 350 e 500 cm³, quando então a marca competia com motores em V e chegou a conquistar quatro vitórias seguidas no GP da Suécia.
Já nos anos 1950 a Husqvarna direcionou seus esforços ao motocross, modalidade que ganhava expressão e onde a marca, graças a suas inovações tecnológicas, chegou ao final dos anos 1960 como força reconhecida mundialmente, faturando 14 títulos mundiais no motocross e 24 mundiais de enduro.
Hoje nas mãos da KTM, a Husqvarna mantém seu DNA off-road, mas vai ampliando seus horizontes em outros segmentos como o das motos supermotard, das naked, com a Svartpilen e Vitpilen, e agora no concorrido segmento das Maxitrail, com a Norden 901.
Uma moto bastante exclusiva por aqui, que a própria marca descreve que nasceu para o turismo de aventura, ou seja, pronta para ir muito além do fim da estrada, e, acredite, ela pode ir além do que você pode imaginar, basta ter os R$ 165.000 da etiqueta.
Com a aquisição pela KTM, a Husqvarna pode compartilhar componentes e tecnologia com a marca austríaca reforçando seu DNA off-road. Um bom exemplo dessa troca entre as marcas é o motor da Nordeon (o mesmo que equipa a KTM 890) e as suspensões WP de longo curso.
Design da Husqvarna Norden 901
O desenho da Norden 901 foi inspirado nas motos do rali Dakar do final dos anos 1990, com o tanque envolvendo boa parte do motor e formando conjunto uníssono com as laterais da moto. No caso da competição, o tanque enorme é para maior autonomia, na Norden ele tem capacidade de 19 litros e é dividido em duas peças para melhor distribuir o peso e baixar o centro de gravidade da moto. Soluções bem acertadas pelo equilíbrio e agilidade que ela demonstrou em nosso primeiro contato com a moto.
O farol redondo, além de remeter às motos da época de rali, também vem sendo utilizado pela Husqvarna como assinatura de seus modelos de rua, Svartpilen e Vitpilen. Suas formas arredondadas me agradaram bastante no conjunto da obra.
Nas alturas
Como toda boa moto que pretende ter boa capacidade no fora de estrada, a Norden tem porte de cavalo puro-sangue, é alta, o banco está a 854 mm de distância do solo e a traseira, do alto de seus 215 mm de curso de suspensão, exige atenção para subir, descer e apoiar os pés no chão nas paradas, afinal ela foi feita para superar qualquer obstáculo de frente. Na roda dianteira são 220 mm de curso e regulagens para deixá-la de acordo com o peso, seu gosto e experiência. O banco tem dois ajustes de altura para minimizar essa condição.
A posição de pilotagem sobre o banco é mais de ataque, e o corpo tem distância otimizada para o bom manejo do guidão, que é largo como é nas motos de off-road em geral. O banco avança sobre a base do tanque para permitir que você se desloque um pouco mais para a frente e tenha maior controle do guidão com cotovelos para cima e postura genuína do off–road na pilotagem de pé sobre as pedaleiras.
O banco oferece bastante conforto com boa camada de espuma, e a Power Husq, representante da marca no Brasil, coloca à disposição um banco ergonômico e aquecido como opcional, assim como as manoplas aquecidas, para ampliar as fronteiras de quem não tem medo de chegar a lugares longínquos e frios.
Desempenho da Husqvarna Norden 901
O motor que equipa a Norden é o mesmo de dois cilindros paralelos, 889 cm³, comando DOHC, oito válvulas e refrigeração líquida que empurra as KTM 890. Os 105 cv a 8.000 rpm descritos na ficha técnica parecem pouco diante das respostas ao giro do acelerador e à capacidade de aceleração que este propulsor oferece. Se você quiser andar só na “casquinha” do acelerador, ele é suave e até manso, mas, se você torcer o punho com vontade, prepare-se para agarrar o guidão e sentir a roda dianteira separar do chão se você deixar no modo de pilotagem mais permissivo.
É verdade que ao ligar o motor você pode estranhar o barulho, ele faz mesmo mais barulho do que provavelmente você está acostumado, mas é característico dele, assim como a discreta vibração. Características que são facilmente suplantadas pelo prazer que ele é capaz de oferecer, pois é difícil não se empolgar de esquina à esquina passando suavemente as marchas com leves toques no pedal de câmbio, assistido pelo excelente quickshifter bidirecional.
Outra boa funcionalidade desse equipamento é permitir as reduções sem ter o acelerador totalmente fechado, condição que em algumas motos não permite a redução ou é preciso utilizar força extra no pedal.
Molejo
As suspensões também são compartilhadas com a KTM 890. O equipamento é produzido pela WP (White Power), marca pertencente à marca austríaca e são do tipo Apex totalmente reguláveis manualmente. É redundante dizer que engolem qualquer coisa e que poderiam equipar qualquer moto de hard enduro de alto desempenho.
Progressivas e previsíveis no asfalto, na terra também permitem copiar e superar todos os solavancos imagináveis. O longo curso da dianteira (220 mm) em frenagens fortes no asfalto tende a fazê-la mergulhar bastante, mesmo assim mantém a moto estável e aprumada, transmitindo segurança.
As regulagens das bengalas são feitas por pequenas borboletas na extremidade superior, e o amortecedor tem um manípulo para o ajuste rápido da pré-carga da mola e os hidráulicos por chave de fenda.
Freios
O sistema de freio, embora estampado com o logotipo da Husqvarna, é assinado pela marca espanhola J Juan, que, embora seja pouco conhecida por aqui, fornece componentes de primeira linha para algumas marcas premium. O sistema tem potência de sobra para fazer frenagens rápidas e precisas e é muito progressivo. O ABS é do tipo cornering e permite sua atuação com a moto inclinada, aumentando a segurança nas frenagens.
Outros importantes componentes eletrônicos estão presentes na Norden 901, como piloto automático, painel em TFT com conectividade via Bluetooth e o modo de pilotagem Explorer, que permite ajuste de nove níveis de controle de tração e diferentes mapas de entrega do motor. Um ajuste manual interessante é o da altura do farol feito por uma pequena roldana que permite corrigir a altura do foco de luz mesmo com a variação por conta do peso carregado.
Conclusão
A Norden 901 é uma moto empolgante para aquele motociclista que gosta de acelerar rápido e se identifica com a agilidade de uma moto que tem corpo e alma aventureiros. Toda sua exclusividade tem um preço, R$ 165.000, o que não é pouco para o segmento, mas faz valer o investimento.