Honda ADV 160
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Honda ADV 160 2025 chega renovado e com preço de R$ 24.534

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/01/2025
  • Por: Ismael Baubeta

O Honda ADV 160, scooter aventureiro de baixa cilindrada da marca da asa, é um sucesso desde seu lançamento em 2021. Segundo a marca, já foram vendidas mais de 50 mil unidades.

Por outro lado, pelo conceito inovador e capacidade de utilização ampliada, ele não é um scooter barato, caso contrário, certamente os números seriam mais expressivos.

Renovação

A versão 2025 do Honda ADV 160 foi totalmente renovada para aumentar sua capacidade de diversão e melhorar seu desempenho. Pude confirmar que o trabalho dos engenheiros foi um sucesso.

Honda ADV 160

Design e ergonomia

Se você não for muito observador é capaz que ache difícil distinguir as diferenças visuais do novo Honda ADV 160, afinal visto de frente o conjunto óptico é igual.

Honda ADV 160

Um olhar mais atento vai perceber que as linhas das carenagens ganharam mais ângulos e vincos. Já se você tem o olhar clínico vai perceber que o volume do novo Honda ADV 160 aumentou, ele está mais largo.

O aumento na largura deu mais espaço no assoalho para os pés do piloto, some a isso o novo formato do banco (mais estreito na parte frontal) e aos 15 mm a menos na altura melhora o apoio dos pés.

A boa ergonomia é uma das virtudes do ADV 160 (Fotos: Honda / Caio Mattos)

Painel

Outra mudança importante e bem visível, por sinal, foi no painel do tipo blackout que está mais completo, bonito e fácil de acessar as informações desejadas através de quatro botões instalados logo a sua frente.

O novo painel é repleto de informações e teve acesso facilitado pelo joystick à sua frente (Foto: Caio Mattos/Honda)

Além de conta-giros e das distâncias de duas parciais, o painel mostra consumo instantâneo de ambas, temperatura ambiente voltagem da bateria. É por ele que também se desliga o controle de tração.

Mudanças profundas

O motor de 156 cm³ é o mesmo que equipa o PCX 160 e a diferença entre esse e o anterior é muito grande.

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O cabeçote tem um comando (OHC) e quatro válvulas, tem refrigeração líquida e rende 16 cv e 1,46 kgf.m de potência e torque máximos respectivamente.

Internamente o propulsor tem o sistema ESP+, que entre outras coisas, diminui o arrasto interno entre os componentes, ajuda a economizar combustível, emitir menos poluentes e aumentar a durabilidade do motor.

O novo motor é mais responsivo e divertido. (Foto: Honda/Caio Mattos)

Outra novidade agora é que o ADV 160 tem controle de tração que pode ser desligado para ajudar na missão de fazer incursões na terra.

Chassi, suspensões e freios

A incorporação do motor mais potente obrigou os engenheiros a colocar um chassi mais robusto, é o mesmo que equipa o do PCX. As diferenças estão nas fixações das carenagens da moto e, claro, nas suspensões.

As bengalas permaneceram, são convencionais sem ajustes com curso de 130 mm. Elas foram recalibradas hidraulicamente para acompanhar o desempenho do novo motor.

O sistema de freios não mudou, já as bengalas foram recalibradas. (Foto: Honda/Caio Mattos)

Os amortecedores traseiros também foram recalibrados, mas sua posição agora é mais vertical. Por outro lado, o curso diminuiu 10 mm e ficou com 110 mm.

Por fim, o sistema de freio não teve mudanças, permaneceram os dois discos, na dianteira com 240 mm e pinça de dois pistões, atrás o disco tem220 mm e a pinça é de pistão único. O ABS é só na roda dianteira.

Impressões

Sem dúvida o novo ADV 160 melhorou muito e é capaz de divertir bastante. O novo motor é mais responsivo e acelera mais rapidamente, assim como as retomadas estão mais eficientes.

No rolé que fizemos que contemplou um pouco de uso urbano e muita estrada. No trajeto fizemos uma descida de serra muito sinuosa com a volta pelo mesmo caminho.

Na chegada outra boa surpresa, o consumo instantâneo do ADV que eu utilizei marcava 45 km/l.

Não me arrependi, gostei das respostas do motor e faria de novo.

Outro ponto de destaque foram as suspensões, o ADV 160 se comporta muito bem nas curvas, rodamos por uma serra cheia de curvas e ela foi pregada ao chão e transmitiu muita segurança.

Os freios também continuam bem calibrados e sua pegada é firme, mesmo em frenagens fortes de emergência.

Por outro lado, a maior rigidez da suspensão traseira fez com que eu recebesse boa parte da energia vinda do chão, principalmente em situação de piso continuamente ruim ou no fora de estrada, por onde também rodamos.

Sem dúvida, ele é um scooter que pode ocupar uma vaga em minha garagem. Os R$ 24.534 pedidos por ele não são pouca grana, mas eu acho que vale o estilo diferenciado e sua capacidade de diversão.

São duas versões de cores, a vermelha e a cinza, as duas muito bonitas, achei a vermelha a mais chamativa, mas como sou discreto, acho que iria na cinza.

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