shinerau-urban-150-efi-imagem-lateral-motociclismoonline-1
Testes

Shineray Urban 150 EFI: A nova aventureira urbana que desafia a líder de mercado 

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/08/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

Descubra se o scooter aventureiro Shineray Urban 150 EFI é uma alternativa viável frente o Honda ADV 150. Nossa avaliação completa de desempenho ajudará você a escolher a moto ideal.

O scooter Shineray Urban 150 EFI chegou ao mercado brasileiro com a promessa de oferecer uma alternativa mais acessível à popular Honda ADV 150. Mas será que ela consegue entregar tudo o que promete? Vamos analisar a fundo e descobrir as principais diferenças entre os dois scooters.

Imagens: Gustavo Epifanio

Shineray Urban 150 EFI imagem lateral frontal
Shineray Urban 150 EFI

Urban 150 EFI: Design e estilo

O Shineray Urban 150 EFI tem uma inspiração aventureira com linhas robustas e proteções laterais, proporcionando um visual mais robusto. O design é moderno e atraente, com detalhes que remetem a modelos de maior cilindrada. O acabamento surpreende, mas alguns pequenos detalhes valem um ponto a menos na nota.

Shineray Urban 150 EFI imagem lateral traseira
Shineray Urban 150 EFI

LEIA MAIS:
Yamaha Fluo ABS: O scooter 125 completo para a cidade
Bajaj inaugura 23ª loja no Brasil; veja detalhes
TVS Jupiter 110 chegou para mudar o jogo das scooters!

Motor e desempenho

O motor monocilíndrico de 150 cm³ com injeção eletrônica, oferece um desempenho adequado para o uso urbano. São 12,9 cv de potência a 8.500 rpm e 1,4 kgf.m de torque a 6.500 rpm. A aceleração é suave e a retomada é bem satisfatória para o dia a dia. As respostas do acelerador estão sempre de prontidão em quaisquer solicitações, então é só acelerar tudo que o Urban ganha velocidade rapidinho e enfrenta ladeiras numa boa também.

Shineray Urban 150 EFI imagem do motor
Shineray Urban 150 EFI: motor bem responsivo

Durante os testes na cidade notei que acelerar na ponta do acelerador já é suficiente para acompanhar o trânsito intenso da cidade de São Paulo, também respeitando os radares que limitam a velocidade a 50 km/h. Rodando na boa na cidade, brincando um pouco nas arrancadas para ver a ferocidade do motor e da transmissão CVT, o consumo ficou na média dos 35 km/l.

  • Shineray Urban 150 EFI imagem do freio dianteiro com ABS
  • Shineray Urban 150 EFI imagem do freio traseiro com ABS

Tecnologia e equipamentos

Fazem parte do sofisticado pacote de tecnologia uma chave de presença, o painel digital bem completo e tomada 12V. O Urban 150 oferece um bom pacote de equipamentos para a categoria, com destaque para o sistema de freios a disco nas duas rodas, ambas com ABS. Realmente um controle de tração seria bem vindo, como é o caso do Honda ADV, mas com certeza isso encareceria o custo final.

  • Shineray Urban 150 EFI imagem do guidão
  • Shineray Urban 150 EFI imagem do painel
  • Shineray Urban 150 EFI imagem da chave por sensor de presença

O painel LCD/LED 100% digital conta com espelhamento de tela, indicador de combustível, velocímetro, trips e conta giros. Os punhos são muito bem acabados e são iluminados, item muito bonito e útil ao rodar durante a noite. A iluminação é Full LED e um detalhe interessante é que o farol é muito forte e isso ajuda bastante ao rodar em meio ao trânsito durante o dia.

  • Shineray Urban 150 EFI imagem do farol
  • Shineray Urban 150 EFI imagem da lanterna traseira
  • Shineray Urban 150 EFI imagem do para-brisa
  • Shineray Urban 150 EFI imagem do porta objetos

Urban 150 EFI: Impressões ao dirigir

A posição de pilotagem é confortável, mas pilotos com 1,80 metro ou mais podem se sentir apertados no cockpit porque o banco com encosto lombar não permite que você fique mais longe do guidão. O scooter se mostra ágil e fácil de manobrar no trânsito apesar dos pouco mais de 150 kg, as suspensões absorvem bem as irregularidades do asfalto, proporcionando um bom conforto, mas, como em todo scooter, as suspensões são bem limitadas, sem progressividade e não gostam da buraqueira da cidade.

Shineray Urban 150 EFI imagem em ação na rua
Shineray Urban 150 EFI é para aventura nas ruas

O conjunto de chassi é bem estruturado, não há balanços indesejados mesmo na tocada mais agressiva, o motor entrega uma boa performance nas ruas e o sistema de freios ABS garante segurança nas frenagens, grande autonomia com o tanque de 13,5 litros, então você precisa de mais o que para rodar tranquilo?

Shineray Urban 150 EFI imagem em ação em curvas
Shineray Urban 150 EFI tem ótima estabilidade

Urban 150 EFI: Conclusão

O Shineray Urban 150 EFI é uma excelente opção para quem busca um scooter com design aventureiro, boa performance e um preço mais acessível. O Honda ADV 150, por sua vez, oferece um conjunto mais completo de equipamentos e um refinamento maior de construção e acabamento, mas com um preço mais elevado.

Shineray Urban 150 EFI imagem lateral do escapamento e posição de dirigir
Shineray Urban 150 EFI tem posição confortável

A escolha entre as duas motos vai depender das suas necessidades e preferências. Se você busca uma scooter para o dia a dia com um visual mais aventureiro e um bom custo-benefício, o Shineray Urban 150 EFI pode ser a opção ideal. Nas cores azul turquesa, vermelha ou preta.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado