Provavelmente, se você parar um segundo para responder qual é a primeira moto que lhe vem à cabeça para viajar para qualquer lugar do planeta, será a BMW GS (como a maioria das pessoas a conhece), a R 1250 GS. Independentemente de ser ou não a melhor opção para uma aventura qualquer, afinal cada um tem suas características de biotipo, preferências de marca, estilo e obviamente também da conta bancária, mas isso ilustra bem a imagem que a marca alemã construiu em cima desse modelo que, só no Brasil no ano de 2021, emplacou 4.593 unidades da motocicleta, um sucesso de vendas.
A BMW vem aprimorando a cada ano sua maxitrail R 1250 GS com o que há de mais moderno em tecnologias, tanto para melhorar seu desempenho, quanto para aumentar a segurança de quem está em seu comando, um dos pilares da marca alemã.
Esta versão comemorativa na cor branca com detalhes em verde e amarelo foi feita para celebrar os cinco anos de produção na fábrica da BMW em Manaus. Ao contrário do que muitos pensaram por conta de um vídeo que viralizou na internet, dizendo que era uma referência ao presidente do Brasil. Eu mesmo fui abordado um par de vezes com a pergunta se era a moto do Bolsonaro e acho que desiludi os que acreditaram na história com minha resposta.
Mesmo pacote da R 1250 GS Rally
Nenhuma mudança no consagrado pacote técnico desta devoradora de estradas e caminhos aventureiros. É a versão Rally que ganhou esta Edição Especial. Ela pode intimidar você à primeira vista quando você se aproxima dela, afinal sua altura aparente e sua largura lhe emprestam um volume que a faz parecer um enorme touro pronto para entrar na arena, mas basta superar a rabeta e os alforges laterais com a perna, montá-la e colocá-la em movimento para ter outra percepção.
Uma vez sobre ela, impressionam a leveza do conjunto em movimento, e tanto a suavidade do motor com entrega progressiva de torque, como sua pungência se você quiser buscar emoção em regime de alto de giro podem ser experimentados.
Essa capacidade quase ambígua deste motor boxer de dois cilindros contrapostos de poder ser suave ou agressivo nas acelerações se deve ao sistema de comando variável, batizado pela BMW de Shiftcam, o qual não só é capaz de variar o tempo de abertura das válvulas como a elevação das mesmas, e apesar do sistema ser acionado mecanicamente, o seu funcionamento é quase imperceptível.
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Essa versão comemorativa vem com alguns acessórios a mais como os faróis de milha em LED, as malas laterais e as tampas dos cabeçotes e do motor em alumínio forjado, que são peças do kit Option 719 (número que faz alusão à divisão da fábrica da BMW em Berlin que se dedicava à produção de modelos especiais de edições limitadas). Esta versão só terá 300 exemplares vendidos no Brasil.
Conforto invejável é um dos pontos altos da BMW R 1250 GS
A R 1250 GS é uma referência em nível de conforto, entre as maxitrail ela ainda segue no topo deste quesito. A ergonomia combinada perfeitamente a posição de pilotagem neutra, em que as pernas vão apoiadas sobre as pedaleiras em ângulo que não gera cansaço, distância do guidão que permite ficar com o tronco ereto possibilitando também o esterço do guidão sem esforço ou exagero no giro do corpo e ombros. A posição para pilotar de pé sobre as pedaleiras também é ergonômica. Some a isso um excelente banco com maciez que ainda pode receber aquecimento (opcional) e você vai querer enfrentar aventuras até nas geleiras do ártico.
Os comandos também são bastante intuitivos e fáceis de serem acessados pelos botões dos punhos. Através deles você não só ajusta os modos de pilotagem e tipos de respostas que quer do motor, mas o sistema ESA regula a pré-carga da mola das suspensões de acordo com a carga que pretende levar ou a situação que vai enfrentar (off-road, por exemplo), com eles também pode-se conectar o belo painel em TFT a seu celular.
Eletrônica embarcada também é um dos destaques da R 1250 GS
Todos os recursos eletrônicos disponíveis não só tornam a pilotagem mais segura, como ajudam a tirar mais desempenho da moto se assim vo cê desejar. O Dynamic Traction Control (DTC) oferece muita segurança na pilotagem, transferindo a tração adequada com acelerações sem deslizes. Mas, se você optar por derrapar a valer na terra e se divertir com a traseira abanado para os lados, basta selecionar o modo Enduro Pro e levantar a poeira.
O painel agora acusa o modo de pilotagem Eco, para que o piloto possa acelerar de forma eficiente e econômica com respostas mais suaves, sem ter as limitações do modo Rain.
A GS também tem quickshifter para as mudanças de marcha rápidas sem o acionamento da embreagem. Ele só exige que você esteja acima de 4.000 rpm aproximadamente para subir as marchas com precisão, caso contrário é necessário fazer força no pedal, e para redução das marchas o acelerador tem que estar fechado completamente para conseguir reduzir, seguindo isso o funcionamento é redondo.
O sistema de freios também tem a última geração de ABS, o BMW Integral Pro, ele é o ABS cornering que permite frenagens fortes mesmo com a moto inclinada. Ele pode entrar em ação, sem comprometer a segurança, já que normalmente em freada com a moto inclinada pode-se perder a frente caso a roda seja bloqueada pelo freio. O sistema tem potência de sobra e bom tato nas frenagens. Quando testei para valer os freios, “alicatando” para valer o manete senti a distribuição do freio, enquanto o manete trepida e o pedal abaixa, sendo acionado automaticamente, dividindo a frenagem de modo a otimizá-la.
Ciclística em movimento
O chassi de treliça tubular abriga as suspensões Telelever com amortecedor único na dianteira e Paralever com o amortecedor acoplado ao eixo cardã. Nas suspensões o sistema ESA de ajuste permite regular a pré-carga da mola de ambas. As suspensões funcionam bem, mas de vez em quando a dianteira deu umas pancadas ruidosas ao passar abruptamente por desníveis ou buracos maiores, mas isso não chegou a comprometer a estabilidade.
O conjunto de suspensão também é primoroso para rodar por estradas cheias de curvas, apesar dos pneus Michelin Anakee terem perfil de uso misto e as rodas terem aro de 19 polegadas na dianteira e 17 atrás, conferem uma aderência incrível permitindo inclinação e velocidade de passo de curva impressionantes e a sensação de segurança nesse cenário também é ímpar.
Mais tecnologia
A BMW R 1250 GS Edição Especial oferece outras tecnologias complementares como o belo painel em TFT adaptativo à luz ambiente com conectividade via Bluetooth, o farol em LED com DRL (Daytime Running Light) também tem a função adaptativa para curvas que ilumina o interior da curva conforme a inclinação da moto, aquecedor de manoplas, assistente de subidas Hill Start Control além de todos os controles eletrônicos de assistência à pilotagem.
Sem dúvida esta GS é completa e oferece muito prazer ao pilotar com nível de diversão e segurança invejáveis. Os R$ 123.500 pedidos por ela é uma boa grana, mas se isso não for um impedimento, certamente ela poderia estar na sua garagem esperando a hora de pegar a estrada e se divertir.
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