A nova XR300L Tornado chega com preço sugerido de R$ 27.690 e a Honda detalha todas as diferenças entre ela e a Sahara. Diferente do que muitos pensam, há bastantes diferenças.
Começando pelo design, a Tornado segue a linha das motos da família de competição off-road da marca, as CRF. Com linhas fluidas e menor volume lateral, ela foi pensada para melhorar a pilotagem no fora de estrada, e o banco mais estreito que avança sobre o tanque, comprovam isso.
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Por isso a ergonomia tem posição mais avançada sobre a roda dianteira e pilotar de pé, sobre as pedaleiras é mais fácil. Embora o banco tenha menor camada de espuma, ele é bastante confortável na pilotagem mesmo assim.
O grafismo em preto e branco também tem identidade com a família de competição da Honda e a iluminação total LED finaliza o belo conjunto visual da nova Tornado.
O painel é do tipo blackout, minimalista e cheio de informações, mas sua leitura pode ser prejudicada já que os caracteres das informações são pequenos e a incidência da luz pode atrapalhar.
As diferenças ente a XR 300L Tornado e a XRE 300 Sahara
A Tornado tem várias diferenças técnicas em relação à Sahara. Embora as duas compartilhem o mesmo chassi, a XR300L tem o ângulo de cáster um pouco maior (26° contra 25°59’), assim como a medida do trail (123 mm contra 98 mm), com isso a distância entre-eixos também cresceu 4 mm.
O setup das suspensões também é diferente, tanto as bengalas quanto o amortecedor receberam nova calibração, são um pouco mais rígidas e bastante progressivas, para melhor comportamento no off-road.
A mesa inferior e os links do amortecedor na Tornado são em alumínio forjado e só eles reduziram um quilo no peso total da moto. A suspensão traseira também ganhou um milímetro a mais de curso.
Ela é mais alta que a Sahara e eu, com meu 1,8 metro, fico com a ponta dos pés apoiadas no chão, já que seu banco tem 890 mm até o chão (859 mm na Sahara).
O comportamento das suspensões é muito bom e a Tornado é muito estável em qualquer condição de terreno. No asfalto ela se comporta muito bem, é ágil e contorna curvas com muita eficiência, além de ser bastante confortável.
Nos trechos que percorremos de terra, com muitos buracos, pedras, cascalho e até atravessando riachos a capacidade de absorção das suspensões impressiona, elas são mais rígidas do que as da Sahara, mas não comprometem o conforto.
As rodas de aro 21 polegadas na dianteira e de 18 atrás, são propícias para engolir a buraqueira do dia a dia ou das estradas de terra, como as que rodamos em Santa Catarina.
Os pneus Metzeler Karoo Street tem medidas de 90/90 na dianteira e 120/80, gomas muito competentes tanto no asfalto quanto na terra.
Mesmo motor da Sahara, mas outra relação final
O motor da XR300L é o mesmo monocilíndrico de 293,5 cm³, quatro válvulas, de refrigeração a ar e radiador de óleo, de tecnologia flex, que equipa a Sahara. Seus números absolutos de potência e torque são iguais 24,8 cv a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m a 5.750 rpm, respectivamente no etanol.
Esse é um motor bastante econômico, segundo a Honda, capaz de rodar quase 30km/l na gasolina e cerca de 22 com etanol. Sendo assim, o tanque de 13,8 litros é capaz de lhe render mais de 400 km de autonomia com gasolina, nada mal.
Maior nível da reserva no tanque
Outra coisa que muda em relação à irmã Sahara é a quantidade de combustível na reserva, a Tornado acende a luz da reserva com 3,7 litros restantes, enquanto na Sahara são 2,6 litros.
Essa diferença permite que os trilheiros não sejam pegos de surpresa na trilha e possam ter combustível suficiente para retornar sem perrengue.
Respostas mais rápidas do acelerador
A diferença no desempenho da Tornado em relação à Sahara está nas respostas ao acelerador um pouco mais rápidas. Essa mudança foi conseguida com a adoção de uma coroa um dente menor.
Isso mesmo, mas ao contrário do que se pressupõe, como a coroa é ancorada diretamente no cubo da roda e não utiliza as buchas, como na Sahara, as respostas são mais diretas e rápidas ao girar o acelerador.
Sistema de freios
O sistema de freio é idêntico ao da Sahara, disco nas duas rodas sendo que na dianteira tem 256 mm de diâmetro, com pinça de dois pistões e na traseira o disco tem 220 mm de diâmetro e pinça de pistão único, ambos assistidos por ABS.
Esse é outro ponto de destaque da nova Tornado, o sistema de freio e o ABS são dignos de elogios pelo bom funcionamento. A pegada dos freios é firme e o ABS funciona muito bem. Mesmo sobre a terra quando atua, permite manter a moto na linha e muito estável.
Em nossa incursão pelas estradas de terra da serra catarinense abusei dos freios para provocar o acionamento do ABS, inclusive em descidas com cascalho, e o suave funcionamento com as pequenas travagens das rodas permitiu desacelerações fortes sempre mantendo a direção e estabilidade.
O conjunto ciclístico da nova XR300L Tornado é refinado, funciona muito bem e confere estabilidade e segurança na pilotagem. É verdade que o ABS traseiro não pode ser desligado, o que faz falta no off-road mais ousado, mas mesmo assim o bom conjunto garante excelente nível de diversão.
Quanto custa a XR 300L Tornado
O preço sugerido de R$ 27.690 é convidativo, mas a realidade nas concessionárias é outra, pois principalmente em época de lançamento a maioria pratica o ágio, atitude decepcionante para o motociclista que procura uma motocicleta nova.
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