1-1
Especiais

5 pontos sobre a Honda XRE Sahara 300

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/02/2024
  • Atualizado: 19/02/2024 às 8:25
  • Por: Willian Teixeira

A XRE 300 Sahara é a mais recente novidade da Honda, e estreia no país com a missão de dar continuidade ao legado da antiga XRE 300, incorporando novas tecnologias, motorização derivada da CB 300F Twister e um visual bem repaginado.

Listamos neste artigo 5 pontos sobre a nova geração da dual purpose da Honda, e você confere os detalhes nas próximas linhas.

1. Como ela se chama? Sahara 300 ou XRE Sahara 300?

Para esclarecer essa dúvida, consultamos o departamento de comunicação da Honda e obtivemos a seguinte informação: o nome comercial do modelo será trabalhado como Sahara 300, mas no documento o modelo constará como XRE 300 Sahara. Portanto, os dois nomes estão corretos, pois fazem referência a mesma moto.

2. A Sahara 300 que não foi lançada

Sim, a Honda apresentou em seu lançamento uma versão da moto que não foi lançada. Trata-se da Sahara 300 Concept, versão conceitual em tiragem única que será exposta em demonstrações e eventos promovidos pela marca. Ela tem pintura inspirada na antiga NX350 Sahara e alguns acessórios exclusivos. Certamente uma ótima inspiração para quem desejar customizar a sua XRE 300 Sahara.

LEIA MAIS:

Confira as 20 motos mais emplacadas em janeiro
Linha 2024 da Yamaha Lander 250 parte de R$ 25.790
Bajaj Dominar 400 tem desempenho surpreendente e preço baixo

3. Na publicidade, passado e presente lado a lado

Um dos motes explorados pela Honda com o lançamento da nova XRE 300 Sahara é a ligação com o passado, resgatando um lendário nome da história da marca em um modelo atual e totalmente reformulado. Essa ligação com o passado fica bem evidenciada na campanha publicitária da motocicleta, na qual a versão antiga aparece circulando ao lado da nova geração com uma ótima trilha sonora: Paradise City, da banda Guns n’Roses.

4. Chassi para favorecer o uso off-road

A Honda XRE 300 Sahara recebeu um novo chassi, com estrutura semelhante a utilizada na linha CRF de motos off-road da marca japonesa. Nesse sentido, a motocicleta dispões de um quadro de berço semi-duplo, atuando em conjunto com suspensões retrabalhadas. Apesar de terem preservado o curso tanto da dianteira quanto da traseira (245 mm e 225 mm), a segunda recebeu outro setup, e seu amortecedor passou a contar com 7 ajustes de pré-carga da mola.

5. Ela tem e mesmo motor da Twister

O motor da nova Sahara 300 é o mesmo que equipa a CB 300 Twister com a tecnologia bicombustível FlexOne. Monocilíndrico SOHC, com 293,5 cm³ de capacidade e entrega 24,8 cv de potência a 7.500 rpm e 2,70 kgf.m de torque a 5.750 rpm na gasolina, enquanto no etanol os números são 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m de torque a 5.750 rpm.

Conforme comprovamos em nosso primeiro contato com a moto, este motor é mais atento em baixas rotações e parece sempre bem-disposto quando se acelera a fundo, seja a 50 km/h em meio ao trânsito ou a 100 km/h na estrada para fazer alguma ultrapassagem.

Quer conferir mais detalhes sobre a XRE 300 Sahara? MOTOCICLISMO esteve no primeiro ride oficial da moto promovido pela Honda, e você confere o teste completo da moto clicando aqui.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]