A Suzuki GSX-8R acaba de chegar ao Brasil. Trata-se da terceira moto da nova plataforma de dois cilindros que já tem V-Strom 800 DE e GSX-8S. E nós já andamos com ela!

Similaridades
A nova sport touring compartilha componentes como o painel em TFT, o farol, chassi, motor, freios e rodas com a GSX-8S.
Embora, as medidas de entre-eixos, o cáster e o trail sejam iguais, a suspensões diferem nas marcas e também em seus ajustes, cada qual com sua proposta.

Na Naked (GSX-8S) as bengalas e o amortecedor são Kayaba, por sua vez, a Suzuki GSX-8R recebeu o conjunto Showa com bengalas SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), com calibragem mais esportiva.
Atrás o amortecedor é fixado por links em ambas, bem como o curso das suspensões é igual. A diferença está nos ajustes de mola, compressão e retorno hidráulicos que as tornam mais rígidas.

Design
O desenho da Suzuki GSX-8R é arrojado e as carenagens não a fazem perder a identidade com a irmã Naked, já que compartilham o farol.
Por outro lado, vista de frente as entradas de ar que ladeiam o farol dão fluidez às linhas, o que acontece também nas lateria da moto com os defletores aerodinâmicos.

Igualmente, a pequena bolha oferece boa proteção aerodinâmica ao piloto mesmo em posição de pilotagem ereta.
Chassi e ergonomia
O chassi é do tipo treliça tubular, mas na GSX-8R ele foi redesenhado para uma proposta de pilotagem mais esportiva.
A posição das pedaleiras é igual nas 2 motos, porém na GSX-8R ao invés do guidão inteiriço, ela tem instalados semiguidões, parafusados sobre a mesa superior.
Sendo assim, a ergonomia da GSX-8R projeta o corpo do piloto um pouco para a frente o que permite a pilotagem esportiva em posição “carenada”.

Não obstante, sem estar “escondido” atrás da bolha a posição é neutra e confortável, assim ela permite rodar bastante sem causar cansaço.
Motor
O propulsor é o mesmo bicilíndrico de 776 cm³, 8 válvulas e refrigeração líquida que gera 83 cv e 8 kgf.m de potência torque máximos respectivamente.
Para atenuar as vibrações do motor a fábrica projetou o sistema de balanceiro batizado de Suzuki Cross Balancer, assim seu funcionamento é bastante suave.

Esse motor é bastante elástico e se você quiser andar de boa, só usando seu torque em marchas mais altas, você consegue ainda de forma confortável.
Por outro lado, se você quiser encher o estoque de endorfina em seu corpo, basta girar o punho com vontade, deixar o giro do motor subir, engatar as marchas com auxílio do quick shifter e sentir seu ímpeto.
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Em consequência de sua vontade ele pode chegar aos 170 km/h rapidamente e a sensação com seu som tamém é muito prazerosa, você vai querer repetir isso.
Eletrônica da Suzuki GSX-8R
Esta Suzuki também conta com um avançado pacote eletrônico batizado de Suzuki SIRS que inclui:
- Três modos de entrega de potência;
- Controle de tração;
- Quick shifter bidirecional;
- Low RPM Assist, que ão deixa a moto morrer em baixa rotação;
- Embreagem deslizante
- Painel em TFT colorido

Freios
O sistema de freios é composto por dois discos de 310 mm mordidos por pinças radiais de quatro pistões na dianteira, atrás o disco tem 240 mm e pinça de um pistão.
Tal qual sua especificação sugere, a pegada do frei dianteiro é firme e de muita potência, a alavanca é bem modulável e mesmo em frenagens de emergência não exige força.
A nova GSX 8R é uma moto muito prazerosa de pilotar e o pacote técnico muito eficiente e equilibrado.

É verdade que as suspensões são mais rígidas que a da versão 8S, mas sua proposta é proporcionar uma pilotagem esportiva mais efetiva.
Portanto, se você gosta do estilo e da pilotagem mais agressiva, a GSX 8R pode encaixar bem. Ela chega com preço sugerido de R$ 56.900 (+ frete) disponível em quatro cores: amarelo, azul, prata e preta.
Ela concorre diretamente com a Triumph Daytona 660, equipada com o tradicional motor de três cilindros inglês e que é vendida por R$ 56.490 (+ frete).
As motos estarão nas concessionárias Suzuki a partir do dia 17 de março. Somente a cor prata deverá chegar em maio.
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