A XSR900 GP é o mais recente lançamento da Yamaha para a linha 2024 no exterior. Trata-se de uma motocicleta baseada na XSR900, modelo que integra a gama Sports Heritage da marca dos diapasões, equipada com carenagens que remetem as motos de competição dos anos 1980 e 1990. Seu lançamento era especulado desde o início do ano pela mídia japonesa, e acaba de tornar-se realidade na Europa.
A novidade da Yamaha é movida pelo já conhecido motor CP3 que equipa a MT-09, usina com três cilindros em linha e 890 cm³ que rende 118 cv potência a 10.000 rpm e 9,4 kgf.m de torque em 7.000 giros. Este propulsor atua em conjunto com uma transmissão de seis velocidades com embreagem deslizante e quickshifter para trocas rápidas de marcha.
A Yamaha XSR900GP tem uma posição de pilotagem mais carregada na dianteira, com guidão de encaixes fixos acima dos garfos superiores. Os apoios para os pés são em alumínio e possuem dois níveis de ajuste, favorecendo a ergonomia.
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O quadro, em estilo Deltabox, teve sua rigidez otimizada para aprimorar a pilotagem tanto nas pistas quanto em viagens. Chama atenção a sua pintura em cinza em vez do preto que costumeiramente revestia os chassis das antigas motos de corrida.
O chassi é completado por suspensões KYB ajustáveis na dianteira e monoamortecedor traseiro com ajuste de pré-carga através de um botão. As rodas são de 17 polegadas e calçam pneus Bridgestone Hypersport S23 nas medidas 120/70 e 180/55, enquanto os freios usam pinça dupla com disco de 298 mm na frente e pinça simples e disco de 245 mm atrás.
A nova esportiva retrô da Yamaha pesa 200 kg em ordem de marcha. Da R1 ela herda a IMU de seis eixos, que mede a aceleração, inclinação e direções, além de gerenciar os três modos de condução – Sport, Street e Rain.
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O painel da Yamaha XSR900GP usa uma tela em TFT colorida de 5 polegadas, e para justificar o visual retrô, emula um conta-giros analógico semelhante ao usado nas esportivas de antigamente, além de ter conectividade via Bluetooth.
Já a iluminação da dianteira troca o farol redondo usado na versão padrão da XSR900 por uma pequena lente quadrada na versão GP, também em LED, escondido na carenagem. A luz traseira também está escondida nas carenagens quadradas que compõem a parte posterior da moto, estas integradas a capa de assento.
A nova Yamaha XSR900GP deve fazer sua primeira aparição pública em novembro durante o EICMA. Ela começa a chegar aos concessionários da casa dos diapasões a partir de abril de 2024 nas cores Legend Red e Power Grey – esta segunda lembra o esquema usado no protótipo da moto – XSR900 DB40 – mostrado este ano no Festival de Goodwood. O preço ainda não foi revelado, mas especula-se que será em torno de R$ 70 mil já em conversão para moeda brasileira.