![Yamaha, YZF-R1, YZF-R1M, superesportiva, superbike, Japão, Suzuka, 8 Horas de Suzuka, MotoGP, 20 anos de R1, comemorativa, Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowes, Michael van der Mark, David Checa, Mike di Meglio, Niccolò Canepa, Broc Parkes, Martin Fritz, Takuya Fujita, Max Neukirchner, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, EICMA 2018, Salão de Milão, Itália, R1, R1M, YZF-R1M, esgotada, Europa](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2018/12/yamaha_r1_aniversario_esgotada.jpg)
Durante o EICMA, o Salão de Milão deste ano, a Yamaha revelou uma edição muito especial da YZF-R1 para comemorar os 20 anos da moto. Entretanto, a marca dos diapasões não se conteve em lançar apenas uma pintura comemorativa em branco e vermelho, mas sim ma réplica genuína do modelo que disputou – e venceu – a edição deste ano da lendária Oito Horas de Suzuka, uma das provas de longa duração (endurance) mais conhecidas do mundo, com Alex Lowes, Michael van der Mark e Katsuyuki Nakasuga se revezando ao guidão.
Mas, se o fato de ser limitada a apenas 20 unidades já tornava a moto exclusiva, a Yamaha já ter fechado as reservas deverá fazer dela uma edição ainda mais rara. A marca abriu ontem um site dedicado para os pedidos da superbike – cujo preço era 39 500 euros (mais de R$ 175 mil) – e encerrou os pedidos um dia depois por conta da grande demanda que recebeu.
Veja também:
Yamaha comemora 20 anos da YZF-R1 com edição limitada
Yamaha vai correr em Suzuka com YZF-R1M comemorativa
Yamaha exibe R1 de aniversário na Inglaterra
Não é para menos. Homologada exclusivamente para uso em pistas fechadas, a R1 comemorativa vinha com carenagem em fibra de carbono, ECU com setup de competição e outros itens GYTR – Genuine Yamaha Technology Racing – como sistema de escape em titânio feito pela Akrapovic e supensão Ohlins TTX36 GP, também criada para protótipos de competição.
Tudo para tirar o máximo de desempenho do conjunto impulsionado pelo propulsor tetracilíndrico DOHC de 998 cm³, que sai de fábrica com 200 cv de potência máxima a 13 500 rpm e 11,5 kgf.m de toque a 11 500 giros. E, para aprender como domar a superbike exclusiva, cada um dos proprietários da YZF-R1 GYTR, como está sendo chamado o modelo, ainda recebe um curso da Yamaha Racing Experience (YRE). De acordo com a marca, as motos começam a ser entregues aos felizardos que conseguiram compra-la em março de 2019.