Além da Ténéré 700, Yamaha mostrou nesta edição do EICMA 2018, o Salão de Milão, que segue disposta a investir no segmento de três rodas com o conceito Leaning Multi Wheel (LMW), ou três rodas inclináveis em uma tradução livre. Neste ano, a marca dos três diapasões expandiu as características touring do exótico Niken com o novo Niken GT e ampliou os horizontes do segmento triciclo com o scooter conceitual 3CT.
O novo modelo nada mais é do que uma versão do triciclo invertido equipada com duas malas laterais semi-rígidas de 25 litros, para-brisa mais alto, aquecedores de manoplas, cavalete central e uma segunda tomada de 12V para carregar dispositivos. Com as novidades, o Niken GT ficou ainda mais próximo do modelo do qual deriva, a MT-09 Tracer, ou, simplesmente, Tracer 900, como a crossover é chamada agora na Europa.
Veja também:
Yamaha Niken 300 deve ser lançado ainda neste ano
Yamaha Niken é única em todos os sentidos
Yamaha revela preço do Niken na Europa
Scooter conceito
Já o conceito 3CT é um maxiscooter nos mesmos moldes do Tricity, mas com motor de 300 cm³. O propulsor é o mesmo Blue Core monocilíndrico de 292 cm³ de arrefecimento líquido que equipa o Xmax 300, então podemos esperar potência na casa dos 28 cv e um torque de mais ou menos 3,0 kgf.m.
No design, o 3CT traz linhas esportivas e algumas inovações interessantes, como o sistema Tilt Lock, que ajuda o piloto a manter o scooter em pé quando parado e o assento feito em impressora 3D – pela primeira vez em uma moto da marca – com LEDs.
Há algum tempo, existe o rumor de que a Yamaha está trabalhando em uma versão menor do Niken e algumas especulações até chegaram dizer que ele apareceria no EICMA deste ano, utilizando a base e o motor bicilindrico paralelo de 321 cm³ da MT-03. Entretanto, as mais de 22 mil unidades vendidas das versões de 125 e 155 cm³ do Tricity fizeram a fabricante japonesa ir pelo caminho da mobilidade urbana com um scooter maior. Pelo menos por enquanto.