A Yamaha MT-09 Y-AMT é a primeira moto equipada com a nova transmissão automatizada da marca de Iwata. O modelo foi revelado oficialmente no exterior nesta quinta (27), e usa a tecnologia que permite trocas de marchas automatizadas ou feitas por meio de um botão, dispensando o manete de embreagem e o pedal do câmbio.
Vale destacar que quando o novo recurso foi apresentado pela Yamaha, especulava-se que as motos com o motor CP3 seriam as primeiras a recebê-lo, o que acaba de ser confirmado.
A nova transmissão automatizada da Yamaha
O sistema opera por meio de dois atuadores elétricos que substituem o funcionamento do manete de embreagem e do pedal do câmbio, ou seja, as motos equipadas com o novo recurso não terão estes itens instalados.
Com o Y-AMT, o usuário podrá optar por realizar as trocas de marchas manualmente, ou deixar que o sistema execute todo o procedimento sozinho. No modo manual, as trocas serão feitas por meio de dois botões no guidão. O + serve para avançar as marchas, enquanto o – reduz.
Existem dois modos de pilotagem que o usuário pode escolher. Através do D+ é possível manter rotações mais elevadas por mais tempo, enquanto no moto D as trocas são feitas automaticamente. Na pilotagem é possível alternar entre os modos AT e MT através de um botão no punho direito. Outro diferencial desta versão é a ignição sem chave.
LEIA MAIS:
Honda patenteia clássica no Brasil; rival da Royal Enfield a caminho?
Yamaha Ténéré 700 terá ‘estreia extraoficial’ no Brasil
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure é um SUV de luxo sobre duas rodas
Também é importante ressaltar que a MT-09 segue disponível no Velho Continente com a transmissão convencional, para a alegria dos mais puristas.
Detalhes da nova Yamaha MT-09 Y-AMT
No mais, a base técnica da MT-09 AMT não passa por mudanças. Nesse sentido, temos o motor CP3 de 889 cm³ que entrega 119 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 7.000 rpm. O visual também segue o estilo que estreou há dois anos na Europa.
Yamaha MT-09 2025 no Brasil
A Yamaha já disponibilizou a versão 2025 da MT-09 no Brasil sem mudanças consideráveis. Visualmente falando, ela segue com o estilo presente em nosso mercado há alguns anos, com as luzes de LED na dianteira e seu famoso estilão musculoso.
O motor permanece o tricilíndrico de 847 cm³ que atinge 115 cv de potência máxima a 10.000 rpm, enquanto o torque é de 8,9 kgf.m a 8.500 giros. De novidades, apenas um novo tom de cinza, que junta-se às tradicionais pinturas azul e preta. Nesse sentido, o preço também mudou: agora ela sai por R$ 61.690, sem considerar despesas adicionais.
Por fim, MOTOCICLISMO quer saber: vocês gostariam de ver a Yamaha MT-09 automatizada no Brasil? Deixem as suas opiniões sobre o scooter de entrada da Honda em nossos canais:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn