A Yamaha anunciou no exterior seu próprio sistema automatizado para trocas de marchas, batizado de Y-AMT. O sistema opera por meio de dois atuadores elétricos que substituem o funcionamento do manete de embreagem e do pedal do câmbio, ou seja, as motos equipadas com o novo recurso não terão estes itens instalados.
Com o Y-AMT, o usuário podrá optar por realizar as trocas de marchas manualmente, ou deixar que o sistema execute todo o procedimento sozinho. No modo manual, as trocas serão feitas por meio de dois botões no guidão. O + serve para avançar as marchas, enquanto o – reduz.
Entre as configurações também há um modo rápido de trocas, na qual o piloto utiliza apenas o dedo indicador para gerenciar o câmbio, favorecendo uma pilotagem mais esportiva.
LEIA MAIS:
Fábrica da Bajaj é inaugurada no Brasil, a primeira fora da Índia
MV Agusta F3 Evoluzione chega pronta para o topo do pódio
Yamaha MT-03 chega a linha 2025; confira preço e mais detalhes
Já para acionar as trocas automáticas é só posicionar o câmbio no modo D. O Y-AMT ainda possui a função D+, que faz mudanças de marchas mais longa e em rotação mais elevada, para fornecer mais performance.
A Yamaha não anunciou em quais modelos o Y-AMT será adotado. Apesar disso, publicações internacionais sugerem que as motos da marca com motor de três cilindros. Ou seja, MT-09 e Tracer 9 devem ser as primeiras a contar com a novidade.
Por fim: o que acharam desta novidade da Yamaha? Deixem seus comentário nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn