A Yamaha comemora os resultados dentro e fora das pistas em um ano marcado por limitações decorrentes da pandemia e pela falta de componentes nas linhas de produção.
O ano de 2021 marcou o retorno das competições abertas ao público onde a Yamaha conquistou 27 títulos em diferentes categorias no Brasil. O ano também marcou a do crescimento do mercado de motocicletas inclusive em relação a 2019, o ano anterior à pandemia.
Veja também:
Produção de motos cresce 9% sobre dezembro
Locadoras batem recorde de compra de motos em 2021
Ducati Streetfighter V4 S: deslumbrante, bestial e domável
A Yamaha, mesmo com as limitações impostas pela pandemia e com a falta de suprimentos na cadeia de produção, comemora um crescimento de 42% em relação a 2020, enquanto o mercado avançou 26,3%.
A comemoração da Yamaha também é por conta do aumento na participação de mercado da marca que, segundo a Fenabrave, saltou de 15,50% em 2020 para 17,42% em 2021.
Esse crescimento da Yamaha se deve principalmente à estratégia de expansão da rede de concessionárias da marca que em cinco anos passou de 367, em 2017, para 467 no ano passado, ou seja, 27,1% de lojas a mais.
Segundo a fábrica, além do aumento do número de concessionárias da rede, a diferenciação e valorização da experiência dos clientes com a marca, aliada a capacitação de seus funcionários, foram os motivos preponderantes para o expressivo crescimento.
A loja online da Yamaha, batizada de Bluestore também contribuiu para o crescimento nas vendas da marca através do canal.
Nós da revista MOTOCICLISMO comemoramos a retomada do crescimento nos emplacamentos de motocicletas no Brasil que segundo a Fenabrave em 2021 foram lacradas 1,156 milhões de unidades.
Os números de 2021 também são motivo de comemoração para as demais marcas, afinal o crescimento foi generalizado sugerindo que a retomada deu a arrancada definitiva, nós torcemos para que isto se confirme em 2022.