A CFMoto patenteou um novo motor de três cilindros em linha, mas ela não está sozinha nesta saga, já que a QJMotor, a Zontes, a Loncin e a Voge também estão preparar novos propulsores triplos.
Logo após o registro de patente mostrarem que a CFMoto estava trabalhando em um motor V4 de 1.000 cm³ com mais de 200 cv, outro pedido de patente mostra que a empresa também está desenvolvendo um triplo em linha com cerca de 675 cm³.
Vale destacar que não existem muitos fabricantes com motores de três cilindros, configuração em que a Triumph se destaca, a MV Agusta tem poucos modelos, e a Yamaha sim oferece um excelente motor.
Agora parece que a CFMoto vai aderir a esta tendência com um motor de 675 a 800 cm³ que será usado em um modelo crossover.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Mais detalhes da CFMoto
De acordo com os defensores dos três cilindros, esta é uma configuração que oferece as boas condições em baixas de um 2 cilindros e a suavidade e elasticidade de um 4 cilindros.
Rumores indicam o que seriam alguns desenhos da patente do futuro três cilindros da CFMoto, aparentemente em uma montagem que lembra a Turismo Veloce e que também tira alguma inspiração de outros modelos de sucesso como a Triumph Tiger Sport 660 e a Yamaha Tracer 9, duas marcas fortemente comprometidas com os benefícios deste tipo de motor.
É sempre bom recordar que a KTM distribui a CFMoto em vários países europeus e, ao mesmo tempo, a casa austríaca adquiriu parte da propriedade da MV Agusta, portanto não seria estranho pensarmos em algum tipo de colaboração entre a empresa italiana e a chinesa.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI E SIGA A MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
Finalizando
Informações vindas dos colegas de imprensa estrangeira sugerem que a Loncin é outra empresa que está trabalhando num três cilindros de 800 cm³ para a sua marca Voge. Do lado da Zontes, a grife já anunciou um três cilindros de 800 cm³ e 100 cv de potência recentemente.
Os desenhos que vemos aqui são de uma patente da CFMoto e seria o primeiro motor da empresa asiática com mais de dois cilindros. De acordo com essa figura, poderia ser também um propulsor com tecnologia usada no MotoGP e em algumas motos de estrada, como a Ducati, mas que já vimos em um ou outro registro.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
O motor de três cilindros da CFMoto usaria tecnologia de ponta com refrigeração líquida, injeção eletrônica, duplo comando de válvulas na cabeça (DOHC) e 4 válvulas por cilindro.
Ainda não está claro, mas tudo indica que o “triplo” teria regulagem de 120 graus. Não se sabe quando é que este modelo chegaria à série, mas, até ao momento, a marca chinesa acabou sempre fabricando os protótipos que já tinha patenteado. Vamos aguardar!
E você, o que achou desta novidade? Deixe sua opinião aqui pra gente!