CFMoto suspensão do tipo paralelogramo
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CFMoto trabalha em suspensão do tipo paralelogramo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/05/2023
  • Por: Redação

A empresa chinesa CFMoto está trabalhando em uma suspensão dianteira do tipo paralelogramo com dois braços de liga leve sustentados por dois triângulos e com um único amortecedor.

Vale destacar que a marca é um dos fabricantes chineses mais vanguardistas e aposta na inovação tecnológica para que seus produtos sejam competitivos no mercado. E agora ela está desenvolvendo essa suspensão, como revela um pedido de patente.

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Detalhes do projeto CFMoto

De fato, não se trata de uma suspensão convencional, mas um sistema muito semelhante ao BMW Duolever, que na verdade deriva dos projetos desenvolvidos nos anos 1970 pelo engenheiro britânico Norman Hossack.

Ou seja, seu esquema terá dois braços rígidos e um paralelogramo ajustável controlado por um ou mais amortecedores. Há 30 anos, a BMW apresentou o Telelever, um sistema cada vez menos difundido na gama atual.

A era Duolever começou em 2003, inicialmente adotada na K 1200S, posteriormente estendida também para a K 1300 e depois para o 6 cilindros K 1600. A saber, a Honda também fez algo semelhante para a última geração da sua super turismo Gold Wing.

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Patente registrada

O pedido de patente da CFMoto cobre apenas uma junta esférica usada na articulação da direção, mas os desenhos mostram toda a configuração da suspensão. Nas imagens ela é aplicada na moto de maior cilindrada produzida pela fábrica, a 1250 TR-G, atualmente vendida apenas no país de origem.

É movida por um motor V-twin de 1279 cm³ derivado de um propulsor KTM e profundamente modificado, para o qual é declarada uma potência de 140 cv.

A estrutura de tubo de aço original foi modificada adicionando mais tubos nos quais os braços de suspensão são articulados. O amortecedor é montado entre o braço inferior e a estrutura.

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Finalizando

O guidão parece convencional, mas embaixo há um elo articulado para transferir os controles para o garfo.

E quais são os benefícios desta proposta? A vantagem da configuração é que ela permite que os impulsos devidos à frenagem sejam separados daqueles causados ​​pelas irregularidades do piso, podendo usar uma calibração suave sem sofrer afundamento excessivo.

Em última análise, garante maior conforto sem comprometer a estabilidade. Pelo menos essa é a intenção.

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